O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau em Angola, Apolináriov Mendes de Carvalho, foi condecorado com a medalha “Djunta Povo” pela comunidade guineense radicado naquele país lusófono com relação histórica com a Guiné-Bissau.
Mendes de Carvalho recebeu no passado 28 de setembro, em Angola, a mais alta distinção da comunidade guineense, graças ao trabalho que tem desenvolvido em prol dos cidadãos nacionais que escolherem Angola para residir e trabalhar.
Os mentores desta condecoração ao diplomata guineense, estão satisfeitos pelo trabalho que a Embaixada da Guiné-Bissau, desde que Carvalho foi nomeado em 2021, pelo Chefe de Estado, que permitiu retirar os membros da comunidade guineense de situações de vulnerabilidade, agilizar os processos de integração social e dar segurança familiar e laboral aos cidadãos guineenses.
Satisfeito pela alta distinção que recebeu da comunidade guineense em Angola, Mendes de Carvalho prometeu continuar a trabalhar em colaboração com as autoridades angolanas no sentido de os guineenses continuarem a ter maior integração possível naquele país africano que tem mantido relações bilaterais com a Guiné-Bissau há vários anos.
BIOGRAFIA
Nasceu no dia 22 de julho de 1960, em Contubuel, na região de Bafatá, leste da Guiné-Bissau. Apolinário Mendes de Carvalho tem doutoramento em Ciências Políticas, na especialidade de Relações Internacionais, pelo ISTE-IUL.
O diplomata guineense é Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Ele é ainda Mestre em Relações Internacionais e Direito Internacional pela Universidade de Kiev, Ucrânia.
Para além de docente universitário e antigo Reitor da Universidade Católica da Guiné-Bissau, Mendes de Carvalho é quadro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) em Bissau.
Com longa experiência profissional, Carvalho, ao longo da carreira, desempenhou várias funções na diplomacia guineense, entre as quais, a do Embaixador da Guiné-Bissau junto da União Europeia (UE) e do Sistema das Nações Unidas em Genebra, Suíça. O diplomata guineense foi também Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da CPLP durante a Presidência pro-tempore do país.
No capítulo literário, Apolinário Mendes de Carvalho já publicou vários livros, nomeadamente o livro “ACP – União Europeia: que cooperação? Análise dos programas indicativos nacionais no quadro da convenção de Lomé. É autor do livro “Política Externa da Guiné-Bissau face aos novos paradigmas nas relações internacionais -diplomacia e cooperação internacional”.
Depois de desempenhar várias funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre os quais chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Apolinário Mendes de Carvalho foi nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau em Angola em 2021.
Por: Alison Cabral






















