‎Eleições Gerais : PAIGC NÃO ACEITA ESCRUTÍNIO SEM COLIGAÇÃO PAI-TERRA RANKA E RENOVA CONFIANÇA A DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

O Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) anunciou, esta terça-feira que não aceita a realização das eleições gerais de 23 de novembro de 2025 sem a participação da Coligação PAI – Terra Ranka e do candidato do partido às presidenciais, Domingos Simões Pereira. 

‎A informação consta da resolução do Bureau Político do PAIGC tornada pública na sua página oficial do Facebook a que Jornal O Democrata teve acesso.

‎A reunião do  Bureau Político contou com a presença de 78 dos 110 membros que compõem o órgão daquela formação política. 

‎No documento, o PAIGC, que lidera a coligação PAI-Terra Ranka, condenou  a tentativa do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de excluir alguns partidos políticos e coligações eleitorais do processo, nomeadamente o Partido da Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento (COLIDE-GB) e a Coligação eleitoral Aliança Patriótica Inclusiva “API Cabaz Garandi”. 

‎Além de rejeitar a realização das eleições gerais sem PAI Terra Ranka , o Bureau Político  aprovou  uma Moção de Confiança ao presidente do PAIGC, Simões Pereira e candidato às eleições presidenciais de 23 de novembro de 2025.

‎O documento foi aprovado por 76 votos a favor, 0 contra e 2 abstenções. Durante esta reunião extraordinária, que decorreu no Salão Nobre Amílcar Cabral, na sede principal do partido em Bissau, os membros do Bureau Político também aprovaram  uma Moção de Solidariedade ao Luís Vaz Martins, membro do Coletivo de Advogados do PAI – Terra Ranka, que foi vítima de rapto e espancamento por parte de indivíduos encapuçados, aprovada por unanimidade.

‎O STJ rejeitou a candidatura da coligação PAI – Terra Ranka, alegando a impossibilidade de, nos prazos legais, apreciar os dossiês dessa coligação que venceu as últimas eleições legislativas de  2023.

‎A instância judicial acrescentou  que os partidos poderiam concorrer individualmente, desde que se inscrevessem dentro do prazo legal.

‎Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *