Eleições gerais: JUVENTUDE DA APU-PDGB JUSTIFICA A SAÍDA DA ALIANÇA API-CABAS GARANDI E DECLARA APOIO AO CANDIDATO SISSOCO EMBALÓ

O presidente da Juventude da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Caustar Dafá, anunciou esta terça-feira, 21 de outubro de 2025, que  decidiu abandonar a Aliança Patriótica (API-Cabas Garandi) devido a problemas internos naquela coligação, “porque sempre Nuno Gomes Nabiam trabalhou para existir concórdia nacional entre os cidadãos guineenses” e anunciou, na ocasião, que a juventude vai apoiar a candidatura do Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló.

Dafá falava em conferência de imprensa na sede principal da APU-PDGB em Bissau, com o objetivo de esclarecer as dúvidas relativamente ao posicionamento do partido face às eleições legislativas e presidenciais agendadas para o mês de novembro próximo.

O líder da juventude apuana explicou, na sua comunicação, que foi a Comissão Política do partido que decidiu retirar a candidatura da APU-PDGB do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mas não pela decisão unilateral do líder daquela formação política, Nuno Gomes Nabiam.

“Após as diligências, entregamos a nossa candidatura no STJ, mas depois Nuno Gomes Nabiam veio entender que devia desistir e o partido também. Posteriormente levou esta matéria ao órgão do partido e foi o partido que decidiu a desistência de Gomes Nabiam, enquanto candidato às eleições presidenciais. Já em relação à candidatura da APU-PDGB para as legislativas, foi a Comissão Política do partido que foi mandatada pelo Conselho Nacional para retirar a candidatura ao sufrágio eleitoral”, declarou Caustar Dafá.

Neste sentido, Dafá assegura que a juventude do partido apoiou a decisão dos órgãos da APU-PDGB em apoiar a recandidatura do Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló, para as eleições presidenciais e a Plataforma Republicana Nó Kumpu Guiné das eleições legislativas.

Ladeado pelos seus diretos colaboradores, o líder da juventude apuana alertou as outras formações políticas e coligações partidárias, que a APU-PDGB liderado por Nuno Gomes Nabiam vai respeitar todas as decisões tomadas pelo STJ em relação às eleições presidenciais e legislativas próximas. 

Importa salientar que no passado dia 13 de outubro, a instância judicial máxima divulgou a lista dos candidatos à eleição presidencial. Dos 15 candidatos, um desistiu: Nuno Gomes Nabiam, e duas candidaturas foram rejeitadas, com destaque para o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

Por:  Natcha M´bundé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *