O candidato presidencial suportado pela Convergência para a Liberdade e Desenvolvimento da Guiné-Bissau (COLIDE-GB), José Mário Vaz, foi sorteado para a primeira posição no boletim de voto e o Partido Unido Social Democrata (PUSD) ficou com o primeiro lugar a nível dos partidos, durante o sorteio realizado na tarde desta terça-feira, 21 de outubro de 2025, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A CNE realizou hoje a cerimónia de posse dos seus membros não permanentes, que são mandatários dos candidatos e dos partidos. A cerimónia de posse seguiu-se depois o sorteio de candidatos e partidos para o posicionamento no boletim de voto para as eleições gerais de 23 de novembro.
A nivel dos candidatos, na segunda posição ficou Mamadu Iaia Djaló, Herculano Armando Bequinsa, Fernando Dias da Costa, João de Deus Mendes, Honório Augusto Lopes, João Bernardo Vieira, Gabriel Fernandes Indi, Mario da Silva Junior, Baciro Dja, Umaro Sissoco Embaló e Siga Batista.
Relativamente aos partidos, a Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA) ficou na segunda posição, seguido do Movimento de Unidade Nacional para Desenvolvimento da Guiné-Bissau (MUNDO GB), Partido para Solução (PS), Partido Socialista dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (PSTGB), Partido da Libertação Social (PLS), Partido Africano Para Liberdade e Desenvolvimento da Guiné (PALDG), Frente da Luta pela Independência da Guiné-Bissau (FLING), Plataforma Republicana “Nô Kumpu Guiné”, Partido Lanta Cedo (PLC), Movimento Social Democrático (MSD), Partido dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (PT), Partido do Povo (PdP) e na última posição está a Organização Cívica da Democracia-Esperança Renovada (O.C.D-E.R).
PRESIDENTE DA CNE AFIRMA QUE A GUINÉ-BISSAU ESTÁ A VIVER UM PROCESSO ELEITORAL REPLETO DE EXIGÊNCIAS
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), M’pabi Cabi, afirmou na sua comunicação que a Guiné-Bissau está viver um processo eleitoral curto no tempo, mas repleto de exigências formais, tanto que envolve a execução jurídica e administração das eleições.
Explicou que a investidura dos membros não permanentes da CNE e o sorteio de candidatos e partidos para boletim eleitoral é jurídico e procedimental, “razões pelas quais as atuações, interações, debates e abordagens, devem estar revestidas de substâncias e subsídios capazes de aflorar o ambiente pela positiva e tirar ilações das contribuições valiosas”.
“É justo reconhecer as percepções ideológicas e políticas de cada um de nós, contudo o mais sensato, seria aportar, nas nossas consciências, de que enquanto país ou nação, devemos ser unos e indivisíveis na justa medida de salvaguardar os interesses coletivos de todos os guineenses na consolidação da democracia pluralista, sustentabilidade de paz duradoura e desenvolvimento almejado”, sublinhou.
O responsável da Comissão Nacional de Eleições assegurou que a proteção dos desígnios é uma missão nobre que será confiada a partir de hoje e são obrigados a levá-lo ao bom porto. Adiantando neste particular, para pedir uma excelente colaboração e participação efetiva na dinâmica grupal a todos quanto se juntaram neste plenário que se pretende nos próximos dias de grandes consensos.

Importa referir as ausências nesta cerimónia dos representantes do candidato independente Siga Batista, assim como o representante do Partido de Libertação Social.
Por: Aguinaldo Ampa
















