O Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló, acusou esta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, de querer enveredar-se pela lógica de golpe de Estado, afirmando que desta vez qualquer tentativa da parte deste não lhe sairá certa.
“Domingos Simões Pereira está numa lógica de golpe que pensava que seria possível, desde o caso 01 de fevereiro, mas desta vez não lhe sairia certa. Eu gostaria de lhe enfrentar nestas eleições, mas infelizmente os juízes decidiram e já está decidido. Mas o Domingos tem uma lógica e está a afirmar que não haverá eleições. Ele está a dizer que; se não participar nestas eleições, as mesmas não terão lugar, quero dizer-vos que desta vez não sairá certo ao Domingos”, disse o Presidente Embaló, durante a sua declaração aos jornalistas à saída da reunião do Conselho de Ministros realizada no salão de reuniões do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades.
As eleições gerais foram agendadas para o dia 23 de novembro e a campanha eleitoral se inicia já no sábado, 01 de novembro, na qual contam-se 12 candidatos para as eleições presidenciais, 13 partidos e uma coligação eleitoral para as legislativas.
O chefe de Estado guineense disse que o líder do PAIGC anda a perguntar às pessoas sobre o seu itinerário na campanha eleitoral, “alegando que até no dia 5 ou 6 de novembro haverá algo”.
Questionado sobre que tipo de algo referiria e que diz o líder do PAIGC que afirma que haverá, respondeu que “Domingos Simões Pereira está a perguntar às pessoas sobre o meu itinerário de campanha”.
“Eu mesmo vou enviar-lhe o meu itinerário de campanha eleitoral. Sábado vou estar no espaço verde (Bairro Ajuda) e de lá vou seguir para o norte do país. Vou mandar-lhe toda a minha agenda e depois vamos encontrarno-nos”, assegurou.
Por: Assana Sambú





















