Eleições presidenciais: SISSOCO AFIRMA CHEGOU AO PODER POR URNAS E QUE SAIRÁ ATRAVÉS DA VONTADE POPULAR 

O Presidente da República cessante, ‎Umaro Sissoco Embaló, candidato a sua reeleição, afirmou que chegou ao poder pelas urnas e que sairá através da vontade popular expressada nas urnas e não por  golpe de Estado, que segundo a sua explanação, “algumas pessoas estão a preparar”.

“Estamos atentos e qualquer que seja tentativa terá uma resposta adequada”, disse este sábado, 01 de novembro de 2025, o candidato Umaro Sissoco Embaló, durante a abertura oficial da campanha eleitoral para as eleições gerais agendadas para o dia 23 do mês em curso. 

O comício popular realizado no espaço verde (Bairro Ajuda), em Bissau, marca a abertura da campanha eleitoral do Presidente Embaló para a sua reeleição e também da Plataforma Republicana – Nô Kumpu Guiné para as eleições legislativas. 

Na sua comunicação para os seus apoiantes e aos dirigentes da Plataforma Republicana Nô Kumpu Guiné, Umaro Sissoco Embaló disse que no domingos seguirá com a campanha de caça aos votos na região de Oio, norte do país e de seguida percorrerá todo o território nacional 

para pedir à população a fim de renovar lhe o mandato para continuar a desenvolver a Guiné-Bissau, que segundo ele, “neste momento é reconhecido nos concertos das nações”.

Embaló disse que em nenhum momento usará colete anti-balas, durante campanha eleitoral para provar ao povo guineense que não é sanguinário.

Exortou às pessoas próximas do antigo Presidente da República e candidato às eleições presidenciais, José Mário Vaz para aconselhar lhe no sentido de voltar para juntar com ele, porque não tem lugar do lado em que está. Adiantou que se José Mário Vaz não voltar será procurado para faze-lo juntar-se à plataforma, porque é lá que tem lugar.

‎Por seu lado, o Primeiro-ministro, Braima Camará, garantiu que devido aos trabalhos realizados durante o seu mandato, todos os partidos políticos que fazem parte, estão determinados para apoia-lo para que possa ganhar eleições sem problemas.

Acrescenta que algumas pessoas estão a tentar criar problemas no país, mas isso não acontecerá, sendo assim promete explicar a tentativa de subversão da ordem constitucional que não deve ser admitido na Guiné-Bissau, enquanto estado de direito democrático.

‎Entretanto, o Coordenador da Plataforma Republicana No Kumpu Guiné, Botche Candé, disse que adversários têm noção clara que perderam as eleições legislativas, sendo assim decidiram juntar-se numa candidatura para fazer frente contra Umaro Sissoco Embalo, mas estão enganados, porque o trabalho realizado no primeiro mandato, justifica que o povo guineense possa renovar o mandato no dia 23 de novembro.

‎Por seu lado, Nuno Gomes Nabiam disse que por causa da estabilidade no sentido de garantir e criar condições ao povo da Guiné-Bissau, quem está em condições de realizar este sonho é Umaro Sissoco Embalo. Adiantando que desde a independência nunca um presidente chegou ao fim do seu mandato, com a excepção do José Mário Vaz, sendo assim o trabalho que Sissoco Embalo fez é de elogiar bastante, razão pela qual decidiu apoiá-lo no segundo mandato, vencendo logo na primeira volta, porque aqueles que estão a concorrer com ele todos são fracos.

‎Importa salientar que fazem parte da coligação Plataforma Republicana No Kumpu Guiné 17 partidos que suportam a candidatura de Umaro Sissoco Embalo.

‎Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *