Eleições gerais: SISSOCO EMBALÓ PROMETE MÉDICOS ESPECIALISTAS E OBRAS ESTRUTURANTES EM FARIM CASO SEJA REELEITO 

O candidato presidencial à sua própria reeleição, Umaro Sissoco Embaló, anunciou que, caso seja eleito Presidente da República, irá colocar médicos especialistas no Hospital Setorial de Farim, que também prometeu modernizar durante o próximo mandato.

Num comício popular realizado na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, em Farim, Sissoco Embaló afirmou que até ao final de 2025 o plano diretor de iluminação da cidade estará em execução, garantindo que Farim será iluminada à semelhança de outras grandes cidades como Gabú e Bissau.

O candidato anunciou ainda que, em fevereiro de 2026, a empresa responsável pela construção da ponte sobre o Rio Farim — que será batizada com o nome de Aladje Caramba Conté — começará a instalar materiais e equipamentos para o início das obras. A construção da ponte foi uma promessa feita em 2019, durante o seu primeiro mandato.

“Mesmo que não tenha cumprido em cinco anos, sempre tive maioria nesta cidade. Não preciso enganar ninguém como muitos que alegam ser filhos de Farim. Dizem-se filhos de Farim, mas construíram alguma coisa aqui? Uma habitação?”, questionou Embaló.

Dirigindo-se aos seus apoiantes, anunciou que, após a conclusão da estrada que liga Farim a Dungal, a ponte situada nesse trajeto também será batizada com o nome de Aladje Caramba Conté.

Identificando-se como um “homem de projetos”, Embaló considerou “uma vergonha” vangloriar-se por garantir luz 24 horas nos hospitais. Reiterou que o hospital de Farim será modernizado e contará com médicos especializados para oferecer serviços diversificados e garantir saúde de qualidade à população.

Prometeu ainda pavimentar toda a cidade de Farim, caso vença as eleições de 23 de novembro. Afirmou que, à semelhança de outros setores que precisam ser revolucionados, sua administração transformará os troncos das árvores derrubadas no âmbito do projeto OMVG em carteiras escolares, para equipar escolas e acomodar milhares de crianças que frequentam aulas em condições críticas e desumanas.

Assumiu também o compromisso de pavimentar o troço que liga Ingoré a Bigene e Bigene a Farim, com o objetivo de facilitar a mobilidade das populações e o escoamento dos seus produtos.

No âmbito das mudanças que pretende implementar nos próximos cinco anos, destacou que, se for eleito, a cidade de Cuntima passará a ter o estatuto de setor, devido ao crescimento populacional.

Sissoco Embaló voltou a acusar, de forma irónica, Domingos Simões Pereira de ter desviado seis biliões de francos CFA quando era primeiro-ministro. Disse que o único “crime” que cometeu foi iniciar um projeto de desenvolvimento, e que está disposto a continuar a “cometer esse crime”, por se considerar um homem íntegro que sente vergonha de errar.

Afirmou ainda que nenhum plano de golpe de Estado será concretizado no país, pois está atento a todas as manobras. Lembrou que venceu as presidenciais de 2019 estando na oposição, e garantiu que não há possibilidade de ser derrotado nas eleições de 23 de novembro.

Sobre o apoio do PAIGC e da coligação PAI Terra Ranka ao seu principal adversário, Fernando Dias da Costa, Embaló ironizou: “Se Domingos Simões Pereira não conseguiu ganhar as eleições quando tinha todas as estruturas do país a seu favor, como vai conseguir agora, apoiando um ‘adolescente’?”

Antes mesmo da realização do escrutínio, Embaló anunciou que vai reservar 43 mil votos e celebrar a sua vitória em Farim, atendendo às reivindicações da porta-voz das mulheres do setor, Safiato Cissé, que se queixou da falta de água potável, infraestruturas rodoviárias, escolares e sanitárias, além da necessidade de equipamentos modernos na maternidade local, para salvar vidas de grávidas que enfrentam riscos durante o parto por falta de meios adequados.

Por fim, anunciou o início das obras da estrada Jugudul–Safim para o dia 20 deste mês.

Por: Filomeno Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *