Escrutínio : COMISSÃO ELEITORAL APELA AO VOTO COM CIVISMO E RESPEITO ÀS REGRAS

O presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), M’Bapi Cabi, apelou aos eleitores guineenses para irem votar com o espírito de civismo e o respeito às regras para a escolha dos seus representantes, o Presidente da República e os deputados da Assembleia Nacional Popular.

Cabi fez este apelo na sua mensagem dirigida aos eleitores e em geral para os guineense este sábado, 22 de novembro de 2025, que é o dia reservados aos eleitores para a reflexão.

O presidente da CNE disse na sua comunicação que no domingo, 23 de novembro, todos os guineenses, eleitores, são convocados a exercerem o mais nobre dos direitos democráticos e políticos: o direito de voto.

“Cada cidadão terá a oportunidade e o dever de participar na escolha dos seus representantes, Presidente da República e Deputados à Assembleia Nacional Popular, que irão conduzir os destinos da nossa pátria, nos próximos 5 e 4 anos, respetivamente”, assegurou, acrescentando que hoje, dia de reflexão, é um momento de pausa e de ponderação. 

“É tempo de afastarmo-nos das paixões e disputas, para que, cada cidadão eleitor, possa, em consciência, avaliar e perspetivar, o futuro que deseja para o nosso país”, enfatizou.

Cabi afirmou que a Comissão Nacional de Eleições, enquanto, guarda da legalidade eleitoral, reafirma o seu compromisso inabalável, com os desígnios da sua criação, visando a transparência, imparcialidade e defesa da integridade eleitoral.

Apelou na sua mensagem a todos os guineenses para que participem nas eleições. 

“O voto de cada, é a expressão da sua vontade inequívoca e de exercício da cidadania. É um instrumento que confere legitimidade aos Órgãos da Soberania eletivos e fortalece a democracia pluralista. Não votar, significa deixar que a sua voz perca na indiferença”, exortou.

Apelou ainda aos cidadãos para se dirigirem às urnas com espírito de civismo, com respeito escrupuloso pelas regras e que cada gesto, seja um contributo valioso, para a consolidação da paz social, estabilidade e progresso da Guiné-Bissau. 

“A democracia constrói-se com participação de todos. Cada voto, tem o seu peso e o seu valor, e é pedra fundamental, na edificação de uma sociedade mais justa, inclusiva e prospera”, notou.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *