‎Crise na Guiné-Bissau: UNIÃO EUROPEIA “REGISTA” COM PREOCUPAÇÃO OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NO PAÍS 

A União Europeia (UE) disse ter registado com preocupação os últimos desenvolvimentos na Guiné-Bissau.

‎”Em consonância com os comunicados emitidos pelo Presidente da Autoridade da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – e pelo Presidente da Comissão da União Africana, apelamos a um rápido retorno à ordem constitucional e à retomada do processo eleitoral”, pode ler-se no comunicado da UE distribuído à imprensa esta segunda-feira, 01 de dezembro de 2025 a que O Democrata teve acesso. 

‎Em reação ao golpe de estado na Guiné-Bissau,  UE enfatizou que  a contagem dos votos, interrompida pouco antes da sua consolidação pela intervenção militar, deve poder continuar conforme previsto, como também os resultados das eleições presidenciais e legislativas devem ser respeitados por todas as partes.

‎Finalmente, a União  Europeia exortou todas as partes a que se abstenham de qualquer ação violenta e apela à libertação de todos os indivíduos sujeitos a detenções extrajudiciais e ao respeito pelos direitos e liberdades fundamentais.

‎Por: Redacão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *