CAN 2025 ARRANCA HOJE SEM A PRESENÇA DA GUINÉ-BISSAU

O Campeonato Africano das Nações (CAN 2025) começa hoje, às 19h00, em Marrocos. A maior competição de futebol do continente conta com a participação de 24 seleções africanas, que ao longo de praticamente um mês lutarão por um lugar na final marcada para 18 de janeiro, em Rabat.

Esta edição reúne algumas das maiores potências do futebol africano, como Marrocos, Egipto, Costa do Marfim, Senegal e Nigéria, prometendo jogos de elevado nível e grande competitividade.

A partida inaugural da 35.ª edição do CAN será disputada este domingo entre Marrocos e as Ilhas Comores, conforme anunciado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que rege o futebol no continente.

Apesar da dimensão do evento, a seleção da Guiné-Bissau — os “Djurtus” — não estará presente. Após quatro participações consecutivas, a equipa nacional falhou a qualificação para esta edição organizada por Marrocos. Inseridos no Grupo I da fase de apuramento, os Djurtus não conseguiram somar pontos suficientes para garantir a vaga.

Quase dez anos depois de alcançar a sua primeira qualificação histórica para o CAN 2017, no Gabão, em junho de 2016 — após o triunfo por 3–2 sobre a Zâmbia no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau —, a Guiné-Bissau volta a ficar de fora da competição. Desde então, marcou presença em quatro edições consecutivas, embora nunca tenha conseguido avançar para a fase a eliminar.

Angola e Moçambique serão as duas nações lusófonas em prova. Os Mambas, treinados por Chiquinho Conde, regressam à competição pela primeira vez desde 2010 e são a seleção com mais jogadores a atuar nos campeonatos portugueses.

Com o arranque marcado para hoje, o CAN 2025 promete concentrar a atenção do mundo do futebol em Marrocos, onde, durante 29 dias, 24 seleções lutarão pela coroa do futebol africano.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *