CAN’2025: BENIM VENCE BOTSWANA E MANTEM SONHO DE GARANTIR O APURAMENTO

A seleção do Benim manteve hoje a esperança de garantir a qualificação para a fase seguinte do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), ao vencer o Botswana por 1–0, em jogo do Grupo D, disputado em Rabat, Marrocos. A competição teve início no passado domingo.

Na partida referente à segunda jornada, o Benim — que vinha de uma derrota na estreia — entrou melhor no encontro e, logo nos primeiros minutos, chegou a marcar, mas o golo foi anulado pela equipa de arbitragem por alegado fora de jogo.

Ainda assim, a formação beninense continuou a pressionar e acabou mesmo por inaugurar o marcador aos 28 minutos, através de Yohan Roche, levando ao delírio os poucos adeptos presentes no estádio.

A partir da meia hora de jogo, o Botswana cresceu e criou oportunidades que poderiam ter resultado no empate, incluindo um remate que acertou na trave perto do final da primeira parte.

Na segunda metade, num duelo entre duas seleções que procuravam recuperar da derrota inicial, o Benim voltou a assumir o controlo do jogo e criou grandes dificuldades ao adversário. Aos 65 minutos, esteve muito perto de ampliar a vantagem, mas o guarda-redes do Botswana brilhou com uma grande defesa.

Embora ambas as equipas tenham mostrado melhorias na etapa complementar, foi o Benim que dominou os últimos 10 minutos, pressionando em busca do segundo golo — que, contudo, não chegou.

Com este triunfo pela margem mínima, o Benim somou os seus primeiros três pontos na competição, igualando-se ao Senegal e República Democrática do Congo na tabela classificativa, embora ambas ainda tenham um jogo por disputar.

Já o Botswana permanece sem pontuar, acumulando a sua segunda derrota consecutiva no CAN’2025 e ficando praticamente eliminado, restando apenas uma jornada para o fim da fase de grupos.

Entretanto, já decorre o segundo jogo do Grupo D, entre Senegal e RD Congo. A vitória de qualquer uma das equipas garantirá automaticamente a qualificação para a fase seguinte.

No que diz respeito à lista de melhores marcadores da competição, Mohamed Salah, Brahim Díaz e Riyad Mahrez lideram, cada um com dois golos.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *