O Secretário de Estado da Ordem Pública, Salvador Soares, anunciou o início da operação de apreensão de viaturas com documentos não atualizados para o dia 01 de fevereiro deste ano.
Segundo Salvador Soares, o prazo que tinha sido dado de tolerância para a circulação de carros sem documentos em dia termina a 30 deste mês e a operação para a apreensão das viaturas começa logo no dia 01 de fevereiro.
Salvador Soares falava esta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, em conferência de imprensa à saída do encontro privado com a Federação Nacional das Associações dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau, na qual alertou a organização sobre o fim do prazo dado e o início da operação.
O Secretário de Estado da Ordem Pública disse que os proprietários que ainda não regularizaram a sua situação devem fazê-lo com urgência e nos dias que ainda restam.
Aos jornalistas, Salvador Soares afirmou que a operação não se limita apenas à apreensão dos carros sem documentos em dia, também será extensiva à fiscalização da segurança rodoviária.
Neste sentido, aconselhou os motoqueiros a usarem capacetes e evitar transportar mais pessoas para minimizar os riscos, lembrando que nos últimos tempos os casos de acidente de motorizadas aumentaram ao nível nacional.
Por sua vez, o Presidente da Federação Nacional das Associações e Transportadores dos Motoristas, Ezequiel Domingos Agebane, afirmou que a decisão do governo continua a ser difícil para os associados cumprirem, alegando que o processo de atualização dos documentos está a ser difícil.

Afirmou que, durante o encontro mantido com o Secretário de Estado da Ordem Pública fez a questão de levantar essa preocupação para que haja tolerância sobre a operação, mas este manifestou a sua determinação em cumprir a lei.
Segundo o sindicalista, a Federação vai continuar a pedir a ponderação das autoridades e, neste sentido, perspetiva solicitar uma audiência com o chefe do governo de transição para lhe apresentar a preocupação da organização para que o governo pondere na sua medida.
Nas negociações desta quarta-feira, as autoridades mostraram abertura, ainda assim continuam a insistir no cumprimento da lei.
“As autoridades continuam determinadas em exigir o cumprimento da lei, sem exceção. Mas, a lei é feita para servir o interesse de todos. Neste momento, temos carros a circularem em Bissau e nas regiões sem chapas de matrícula”, criticou.
Por: Jacimira Segunda Sia





















