Guines-liga: UDIB E CANCHUNGO ESTREIAM-SE COM EMPATE NA JORNADA INAUGURAL

A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e o FC Canchungo empataram 0–0 na jornada inaugural do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, referente à temporada desportiva 2025–2026, na Guiné-Bissau.

A partida, realizada no Estádio Lino Correia, em Bissau, contou com um número considerável de adeptos nas bancadas, incluindo altas personalidades do futebol nacional. Apesar das oportunidades criadas, nenhuma das equipas conseguiu marcar ao longo dos 90 minutos.

A UDIB, agora dirigida pela nova equipa técnica liderada por Bentém Culubali, entrou melhor no encontro e cedo beneficiou de uma grande penalidade. No entanto, N’dami desperdiçou o castigo máximo aos 28 minutos, falhando a oportunidade de colocar os “rapazes da avenida” em vantagem.

Apesar de maior posse de bola da UDIB, o FC Canchungo conseguiu equilibrar o jogo e responder com algumas investidas ofensivas. Aos 31 minutos, após um cruzamento de canto, João da Silva esteve perto de inaugurar o marcador com um desvio de cabeça.

Na segunda parte, o jogo tornou‑se mais dividido e ambas as equipas criaram situações claras de golo, mas a finalização voltou a revelar‑se o ponto fraco dos jogadores.

As substituições feitas pelas duas equipas não alteraram o rumo da partida, que terminou com o nulo no marcador. A arbitragem destacou‑se pela tranquilidade, sem grandes incidentes ao longo do jogo.

No final, o treinador da UDIB, Bentém Culubali, valorizou a experiência da formação de Canchungo, mas lamentou a falta de eficácia da sua equipa. Culubali, que regressa ao clube após uma passagem menos positiva por Gabú na época anterior, afirmou que a UDIB vai lutar pela conquista do campeonato nesta temporada.

Por sua vez, João Dembi “Casaco”, treinador do FC Canchungo, considerou que foi um bom jogo entre duas equipas competitivas, mas lamentou o pouco ritmo apresentado pelos seus jogadores na estreia. Definiu ainda como objetivo da equipa lutar pelos três pontos em cada jornada.

A primeira jornada do Campeonato Nacional prossegue hoje, com vários jogos em Bissau e no interior do país. No Estádio Lino Correia, os Portos de Bissau recebem os Tigres de São Domingos. Em Pelundo, no norte, a equipa local defronta o FC Cuntum. No sul, o Massaf FC Cacine recebe o Flamengo de Pefine, que teve de viajar já na sexta‑feira devido ao mau estado das estradas no interior.

Na região de Oio, os Arados de Nhacra recebem o Cupelum FC, recém‑regressado à primeira liga. Em Biombo, o FC Cumura mede forças com o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú. Todos estes jogos terão início às 16h30.

Já à noite, o campeão em título, Sport Bissau e Benfica, recebe Os Balantas de Mansoa no Estádio Lino Correia, naquele que é considerado o jogo mais aguardado da jornada.

A ronda inaugural encerra no domingo, com o encontro entre o Sporting Clube da Guiné‑Bissau e o Hafia FC Bafatá, a partir das 16h30, também no Estádio Lino Correia.

A nova temporada arrancou num contexto difícil para muitos clubes, que enfrentam problemas financeiros relacionados com a logística e despesas gerais. A falta de pagamentos de quotas, a escassez de patrocínios, o reduzido apoio institucional e problemas organizacionais continuam a afetar seriamente o futebol nacional. A maioria dos clubes sobrevive graças ao apoio dos seus presidentes e dirigentes.

Em reação a estas dificuldades, Rui da Silva, líder de uma das alas da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), afirmou que a instituição está a trabalhar para garantir apoio financeiro aos clubes, reforçando que esse é um dos principais propósitos da sua criação.

Por: Alison Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *