BISSAU REAGE ÀS CRÍTICAS DE XANANA GUSMÃO E REJEITA RÓTULO DE “ESTADO FALHADO”

O Governo de Transição advertiu que não aceitará “qualquer tentativa de humilhação pública, estigmatização política ou desqualificação institucional”, sobretudo quando proveniente de um Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A reação surge na sequência das declarações do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que classificou a Guiné-Bissau como um “Estado falhado”. Em comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, o executivo rejeitou essa classificação e reafirmou o seu compromisso com os princípios democráticos.

Segundo o governo, as declarações do governante timorense demonstram “falta de dignidade, postura política e moral” para avaliar a realidade institucional da Guiné-Bissau.

O comunicado acrescenta ainda que tanto Xanana Gusmão como o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, possuem um histórico de controvérsias públicas que, alegadamente, fragilizam a autoridade com que pretendem pronunciar-se sobre a governação de outros países.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *