Três dias após a rescisão de contrato entre o jovem treinador guineense Buli Manafá e o Cupelum FC, a direção do clube, liderada por Alfa Seide, decidiu renovar o voto de confiança no técnico, que continua a comandar a equipa líder do Campeonato Nacional de Futebol da Guiné‑Bissau na presente temporada.
O acordo que garantiu a continuidade de Buli Manafá à frente da equipa técnica do Cupelum FC foi alcançado após o envolvimento de várias personalidades ligadas ao clube, sediado em Bissau.
Segundo revelou ao Jornal O Democrata uma fonte próxima da direção do Cupelum FC, o entendimento foi alcançado no final da tarde desta quinta‑feira, na sequência de um diálogo entre a comunidade do bairro de Cupelum e o jovem treinador.
A informação foi tornada pública esta sexta‑feira, 17 de abril de 2026, pelo próprio Buli Manafá, através de um vídeo divulgado na rede social Facebook, no qual pediu desculpa aos adeptos do clube, considerado a grande sensação da atual edição do campeonato.
“Quero tranquilizar todos os filhos e a comunidade de Cupelum. Aconteceu algo que ninguém desejava, mas estou aqui, como homem, a pedir desculpa a toda a comunidade e à direção do clube pela forma como compreenderam e aceitaram sentar‑se comigo para conversarmos, sempre tendo em vista o bem‑estar do nosso bairro”, afirmou.
No breve vídeo, onde aparece envergando a camisola do clube, Manafá pediu igualmente desculpa aos jogadores pelo sucedido, apelando à união do grupo em torno dos objetivos do Cupelum FC nesta temporada.
Importa salientar que, na passada quarta‑feira, o clube tinha anunciado a saída do treinador, sem divulgar os motivos que levaram à decisão, limitando‑se a comunicar a rescisão do contrato com o jovem técnico.
Apesar de não terem sido oficialmente esclarecidas as razões do afastamento, O Democrata apurou, junto de uma fonte próxima da direção do clube, que a situação esteve relacionada com divergências internas, nomeadamente no que diz respeito à gestão do plantel.
Depois de concluída a 13.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Cupelum FC lidera a tabela classificativa com 28 pontos.
Na próxima ronda, a equipa desloca‑se à cidade de Mansoa, no norte do país, onde enfrentará o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa.
Por: Alison Cabral





















