FALECEU EM LISBOA O SECRETÁRIO DE ESTADO DE ESTADO DO TESOURO, MAMADÚ BALDÉ

O Secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, faleceu na tarde desta quinta-feira, 7 de maio de 2026, em Lisboa, Portugal, vítima de doença prolongada.

Formado em Finanças e Gestão, Mamadu Baldé foi quadro sénior do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), instituição onde desempenhou diversas funções de relevo. Mais tarde, foi chamado a colaborar na estruturação da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), durante o período em que João Aladje Mamadu Fadia esteve à frente do Ministério das Finanças Públicas, entre 2020 e 2022.

Segundo uma fonte do Ministério das Finanças, o governante encontrava-se nos últimos tempos em tratamento médico, em Lisboa.

A mesma fonte adiantou que o governo de transição está a envidar esforços para a transladação dos restos mortais do Secretário de Estado do Tesouro para Bissau, onde deverão ser prestadas honras de Estado, no quadro das cerimónias fúnebres.

Mamadu Baldé era licenciado em Contabilidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Iniciou a sua carreira como técnico profissional no Banco Central da Guiné-Bissau (BCGB), onde exerceu várias funções, destacando-se como diretor de Estrangeiro.

Integrau o Conselho de Administração do BCEAO e o Conselho de Orientação da Agência UMOA. Foi igualmente Assessor do Ministro das Finanças para Assuntos Bancários, cargo que deixou para assumir a Direção-Geral do Tesouro e da Contabilidade Pública.

Exerceu ainda as funções de diretor-geral da EAGB. Entre julho de 2022 e agosto de 2023, desempenhou o cargo de Secretário de Estado do Tesouro, função que voltou a assumir no atual governo.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *