Benfica derrota Cupelum, que reconhece justiça do título conquistado pelo Canchungo FC

O Sport Bissau e Benfica venceu este domingo, 2 de agosto de 2026, o Cupelum Futebol Clube por 1-0, no Estádio Lino Correia, em partida da última jornada do Campeonato Nacional da I Liga. Com este resultado, os encarnados frustraram as aspirações do Cupelum, que aguardava também um desaire do Canchungo FC para poder sonhar com a conquista do título nacional.

As duas equipas iniciaram a partida de forma cautelosa, privilegiando a contenção e sem criar grandes oportunidades de golo nos primeiros minutos.

Aos 40 minutos, o Benfica desperdiçou uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador e, três minutos depois, voltou a falhar uma ocasião clara de golo.

O primeiro tempo terminou com o empate sem golos entre Benfica e Cupelum FC.

No início da segunda parte, aos 48 minutos, Infamara Sissé, camisola número 4 do Benfica, marcou o único golo da partida, colocando a equipa encarnada em vantagem.

Após sofrer o golo, o Cupelum FC reagiu e esteve perto de restabelecer a igualdade em três ocasiões, mas faltou eficácia na finalização.

A partir dos 75 minutos, o Benfica perdeu intensidade, permitindo ao Cupelum assumir o controlo das operações. Apesar do domínio territorial e da criação de oportunidades, a equipa não conseguiu converter em golo.

Aos 85 minutos, o Benfica voltou a criar perigo através de um remate forte, mas o guarda-redes do Cupelum respondeu com uma boa defesa, evitando o segundo golo da formação encarnada.

Nos minutos finais, o Cupelum Futebol Clube intensificou a pressão em busca do empate, mas encontrou pela frente um guarda-redes inspirado, que segurou a vantagem do Benfica até ao apito final.

No final do encontro, o treinador do Cupelum Futebol Clube, Buli Manafa, afirmou ao O Democrata que a sua equipa entrou em campo com a ambição de vencer e criou oportunidades suficientes para alcançar um resultado positivo.

“Os meus jogadores fizeram tudo para ganhar o jogo. Criámos várias oportunidades que poderiam ter colocado a equipa em vantagem, mas não conseguimos concretizá-las. O Benfica aproveitou uma das suas oportunidades e marcou o único golo da partida”, declarou.

Questionado sobre a conquista do Campeonato Nacional pelo Canchungo FC, Buli Manafa reconheceu o mérito da formação nortenha.

“O Canchungo FC é um justo vencedor do campeonato. Quero felicitar toda a equipa técnica e os jogadores pela conquista”, afirmou.

Apesar de não ter alcançado o título, o técnico fez um balanço positivo da temporada.

“A equipa do Cupelum Futebol Clube não conquistou o campeonato, mas o balanço da época foi positivo e os meus jogadores estão de parabéns”, acrescentou.

Por sua vez, o treinador do Sport Bissau e Benfica, Romualdo José da Silva, conhecido por “Aldo”, revelou que o seu contrato com o clube chegou ao fim e que está disponível para analisar propostas para a próxima época desportiva.

Questionado sobre os fatores que contribuíram para o Benfica terminar o campeonato na quinta posição da tabela classificativa, o técnico admitiu que vários aspetos condicionaram o desempenho da equipa.

“Muita coisa falhou. Perdemos vários jogadores importantes que faziam parte do plantel da época passada e isso teve influência no rendimento da equipa”, explicou.

“Aldo” apontou ainda questões internas do clube como um dos principais desafios a superar.

“Há situações internas que precisam de ser resolvidas para que o clube possa preparar melhor a próxima época e voltar a lutar por objetivos mais ambiciosos”, concluiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *