RAMOS-HORTA “CONSTERNADO”, QUER QUE TIMOR-LESTE CONGELE APOIO À GUINÉ-BISSAU

O ex-Presidente da República timorense, José Ramos-Horta, manifestou-se hoje “consternado” com a decisão do chefe de Estado guineense demitir o Governo, defendendo que Timor-Leste deve congelar de imediato a cooperação com a Guiné-Bissau.

“A decisão não me surpreendeu mas não deixo de ficar consternado perante a total incapacidade da liderança guineense de superar as diferenças políticas e sociais, fazendo o país recuar de novo, face aos progressos registados nos últimos 12 meses”, disse à Lusa em Díli.

Ramos-Horta reagia à decisão do Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitir o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, segundo um decreto presidencial lido às 23:10 de quarta-feira (00:10 em Lisboa) na Rádio Difusão Nacional. “É demitido o Governo chefiado por Domingos Simões Pereira”, refere-se no único artigo do decreto presidencial.

A decisão foi divulgada pela rádio pública da Guiné-Bissau duas horas e meia depois de o chefe de Estado ter feito um discurso à nação, no qual referiu que uma remodelação governamental não chegava para resolver a crise política no país.

Para Ramos-Horta “se há um país em que não há razão para mudança de um Governo, a Guiné-Bissau é um exemplo”, já que “tem havido progressos visíveis no plano social e económico, no ambiente político geral, no plano de segurança e no apoio internacional”.

Não me parece que países como Timor-Leste devam continuar a manter o mesmo nível de relacionamento com a Guiné-Bissau face a esta nova situação“, disse Horta, que é enviado especial do presidente da República de Timor-Leste para a Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.

“Como timorense tenho que aconselhar o Governo de Timor-Leste, como mínimo, a congelar de imediato a sua cooperação com a Guiné-Bissau até que o Presidente e o Governo reúnam para tomar medidas definitivas”, afirmou.

José Ramos-Horta mostrou-se preocupado que a situação se agrave significativamente no plano interno, notando que o primeiro-ministro demitido “goza de grande legitimidade, sobretudo da camada jovem da população, pelos progressos havidos nos últimos 12 meses da sua governação”.

“O país pode ficar cronicamente instável e isso significa afugentar os parceiros e investidores. E não sabemos o dia de amanhã, as próximas semanas e meses, como será o futuro agora da Guiné-Bissau”, disse.

 

Fonte: Lusa

5 thoughts on “RAMOS-HORTA “CONSTERNADO”, QUER QUE TIMOR-LESTE CONGELE APOIO À GUINÉ-BISSAU

  1. Ansu meu irmáo nem de boca fechado ele é melhor..pq ele é bem FEIO….
    Até parece que domingos fez um contrato pessoal com Timor-Leste.. e não. uma cooperação Timor/Guine. Que vergonhe..Espero que atual ilultre presidente timorense não vai dar o luxo ao Sr. Horta de seguir seus conselhos.. Se for somos obrigado a entender que nossos irmão do Timor ainda estão no rigime militar da ditadura só Sr. Horta manda, mesmo fora da presidência….

  2. O senhor Ramos Horta estou totalmente de acordo consigo porque nao e tarde ainda, para anular o decreto; E normal pensando com cabeca fria ,Senhor Presidente tudo ainda e possivel, e escrito por pessoa e a pessoa tambem que erra ,tudo faz parte do trabalho, estamos a pedir porque fizemos parte da governacao nos povo sem voto nao havia Presidente nem Primeiro M, por isso pedimos de joelhos tenha piedade do povo,este Senhor do Timor quase que arriscou toda a sua vida na G.B. so para por o bocado de ordem ,tudo me parece foi agua baixa.Quem vai pode tratar com governantes como nos desta maneira; que nao se perdoem e nem dao oportunidade. Na verdade isto da muita vergonha para quem tem carne na cara. Sinceramente pense, pense, eu nao so ninguem para fazer-te mudar da decisao mais uma coisa tenho a certeza que sou Guineense com direitos e deveres ( O MEU VOTO ,O MEU FUTURO, FUTURO DOS MEUS FILHOS!)
    !SAKUR PUBIS DE MUNDO BO DJUDANU SALVA NO GUINE! NO SIBI BO KANSA,BO FARTA,BO NFASTIA DJA UAIIIIIIIIII.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *