O Presidente da República de Transição, General de Exército Horta Inta-a, apelou esta sexta-feira, 11 de setembro de 2026, à direção e aos atletas do Comité Olímpico da Guiné-Bissau para reforçarem a união e demonstrarem disciplina durante a participação do país nos Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Dakar, no Senegal.
O Chefe de Estado afirmou que a união e a disciplina constituem fatores essenciais para a conquista de resultados desportivos relevantes e para a projeção da imagem da Guiné-Bissau no panorama internacional.
Horta Inta-a falava aos jornalistas durante a cerimónia de apresentação da Tocha Olímpica Dakar 2026, promovida pelo Comité Olímpico da Guiné-Bissau, cuja delegação representará o país nos Jogos Olímpicos da Juventude, agendados para decorrer entre 31 de outubro e 13 de novembro de 2026.
Na ocasião, o Presidente apelou aos atletas para demonstrarem profissionalismo, dedicação e espírito de sacrifício, com vista à conquista de medalhas e à valorização do nome da Guiné-Bissau no cenário desportivo mundial.
“Quero aconselhar os jovens atletas a seguirem o exemplo dos antigos lutadores da Guiné-Bissau, Talata e Augusto Midana, que sempre demonstraram disciplina e conquistaram medalhas. Foram conquistas que contribuíram para que a Guiné-Bissau fosse conhecida e reconhecida internacionalmente. Em qualquer competição, devem estar preparados para três resultados: ganhar, empatar e perder”, afirmou.
O Presidente sublinhou ainda que a disciplina será determinante para o sucesso da equipa nacional, observando que a indisciplina de um elemento pode comprometer o desempenho coletivo e prejudicar a imagem de todo o país.
Neste contexto, Horta Inta-a apelou à população guineense, independentemente da sua religião ou filiação partidária, para unir-se em torno da seleção nacional.
“Cada cidadão deve rezar para que haja união e coesão na equipa nacional, na esperança de que os nossos atletas tragam resultados satisfatórios dos Jogos Olímpicos da Juventude em Dakar”, defendeu.
Por seu lado, o presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, Fernando Arlete, explicou que a Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África incentivou os países participantes a promoverem iniciativas de mobilização e sensibilização em torno dos Jogos de Dakar 2026, sobretudo aqueles que dispõem de centros olímpicos.
“Como a Guiné-Bissau possui um Centro Olímpico em Mansoa, decidimos realizar a apresentação da Tocha Olímpica às autoridades nacionais, demonstrando o compromisso do país com este grande evento. Amanhã, a caravana seguirá para Mansoa, onde serão realizadas demonstrações de várias modalidades desportivas. Pretendemos também assinalar o facto histórico de, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos da Juventude decorrerem em África, concretamente em Dakar”, explicou.
Questionado sobre as modalidades em que a Guiné-Bissau estará representada, Fernando Arlete revelou que o país participará em apenas três modalidades, sem, contudo, especificar quais serão.
O responsável acrescentou que a luta livre esteve inicialmente entre as modalidades previstas, mas a Guiné-Bissau não dispõe atualmente de atletas que preencham os requisitos da categoria exigida pela organização.
Por: Aguinaldo Ampa


















