A Comissão Nacional de Eleições (CNE) do Burkina Faso anunciou hoje que Roch Marc Christian Kaboré foi eleito Presidente do país à primeira volta.
Segundo a CNE, citada pela agência noticiosa francesa AFP, Kaboré obteve a maioria absoluta, com 53,49% dos votos, contra 21,65% recolhidos pelo seu adversário Zephirin Diabré.
Zephirin Diabré já reconheceu a derrota e deslocou-se à sede de campanha de Kaboré para o felicitar pessoalmente pela vitória eleitoral.
As eleições de domingo são um virar de página a um ano de transição tensa, que pôs fim a 27 anos do regime de Blaise Compaoré.
O processo de transição teve início em novembro de 2014, quando uma revolta popular depôs o antigo Presidente Blaise Compaoré, que foi derrubado quando tentava alterar a Constituição para se candidatar a mais um mandato.
As eleições gerais estiveram marcadas para 11 de outubro passado, mas um golpe de Estado em setembro, liderado pela guarda de Blaise Compaoré, que deteve o Presidente de transição e o primeiro-ministro, fez adiar a data.
Os golpistas recuaram na sua intenção, voltando Michel Kafando a assumir o cargo de Presidente de transição.
O Burkina Faso, com 18 milhões de habitantes, é um dos países mais pobres da África Ocidental e quer, com as eleições de domingo, iniciar uma longa era democrática.
In lusa



















