PRS AMEAÇA “LEVAR O POVO PARA A RUA” EM PROTESTO CONTRA CRISE POLÍTICA

Alberto Nambeia, presidente do Partido da Renovação Social (PRS), principal força da oposição na Guiné-Bissau, ameaçou hoje organizar uma manifestação se o Presidente da República e o PAIGC, partido no poder, não puserem fim à crise política no país.

“Se isto continua assim, nós vamos levar o povo para a rua, para uma manifestação contra eles”, referiu num encontro com militantes em João Landim, a norte da capital, Bissau.

Nambeia receia que o conflito político entre o chefe de Estado, José Mário Vaz, e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) possa fazer abrandar a economia do país.

“Nós não temos a agenda do Presidente, nem do PAIGC”, referiu num discurso em que chamou a atenção do chefe de Estado “para assumir as suas responsabilidades”.

O líder do PRS deixou ainda um recado para quem dizia “que Kumba Ialá era fator de instabilidade na Guiné-Bissau: afinal a instabilidade continua”.

Kumba Ialá foi fundador do PRS e faleceu a 04 de abril de 2014, em plena campanha para as últimas eleições gerais, em que apoiava um dos candidatos presidenciais.

O PRS tem apoiado desde 18 de janeiro um grupo de 15 deputados do PAIGC, expulsos do partido e do Parlamento e juntamente com os quais alega já ter formado uma nova maioria para derrubar o Governo do PAIGC – com moções aprovadas, à espera de promulgação do Presidente da República.

Mas José Mário Vaz preferiu promover encontros com os diferentes atores políticos, reuniões que decorrem desde há um mês, para tentar encontrar uma solução de consenso para a crise.

O PAIGC, por seu lado, acusa o PR de ter iniciado a crise e diz que a normalidade já foi reposta a 28 de janeiro com a substituição dos 15 deputados, justificando-se com a lei eleitoral guineense, o que permitiu a aprovação do programa de Governo.

No entanto, a perda de mandato do grupo continua a ser discutida nos tribunais e a comissão permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento guineense) anunciou hoje o adiamento sem data da sessão plenária até que haja uma decisão judicial.

 

Fonte: Lusa

4 thoughts on “PRS AMEAÇA “LEVAR O POVO PARA A RUA” EM PROTESTO CONTRA CRISE POLÍTICA

  1. É uma pena, que estes problemas da Guiné, continua sem resolução à vista….o culpado e o Presidente República, eu entendo que é por birra, inveja, e incompetência, esperou para ver como ia a governação do Domingos Simões Pereira primeiro ministro ,e viu o resultado no balanço na apresentação pública, e ficou com raiva, pelo sucesso da governação de PAIGC , e então se revoltou, quanto podia apoiar e juntar ao sucesso….como tinha prometido, aquando do pedido de votos para a sua eleição e disse em público e em bom som…já que agora és o primeiro ministro, se eu for eleito, não haverá uma agulha sequer entre nós….é uma pena, porque a inveja, ganância pessoal, e gana de parar o desenvolvimento,terra ranka, por razões escuras, que até um cego pode apalpar e discortinar a verdade…A Bíblia nos ensinou, que deves conhecer a verdade é a verdade te libertará..é uma grande questão.Camarada Cabral, e outros que pereceram e consentiram maiores sacrifícios para o seu povo se libertar…mas enfim, tivemos 500 anos com fascismo e colialismo e agora estamos caminhar, com 42 anos nas mãos duns que nem sei qualificar, porque não consigo ter um ou vários abjectivos para os colocar na cara, e nosso povo já pagou o preço da liberdade, agora gostaria de viver em paz, este povo merece uma vida digna, e enquanto os outros pensam, que Guiné e ponta dos seus familiares e amigos….e lamentável e que se passa na Guiné….um Fidjo de terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *