A atleta da Guiné-Bissau, Taciana Lima Baldé conquistou hoje, 09 de abril 2016, o título de campeã africana pela quarta vez consecutiva nas provas do judô.
A judoca nacional conquistou a medalha de Ouro no Campeonato Africano de Judô realizado em Tunis, capital da Tunísia, somando 400 pontos no Ranking olímpico rumo ao jogos olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil), que se realizará em agosto deste ano.
A rainha da arena guineense na categoria de 48 quilos, ganhou a atleta de Egipto no primeiro combate. Nas meias finais ganhou a atleta de Camarões. Taciana Lima Baldé venceu no final a tunisina conquistando medalha de Ouro.
Tunísia, Madagascar e Argélia ficaram na segunda, terceira e quarta posição respetivamente, nesta competição testemunhado pelo presidente de Federação guineense de Judô, Luís António Correia Landim.
“Hoje fui pela quarta vez consecutiva campeã da África. Estou muito feliz por isso e, agradeço a Deus e dedico esta medalha a todo o povo guineense”, disse a’O Democrata, a atleta tetracampeã africana, que ambiciona somar mais pontos para ficar entre 8 melhores do ranking para ser cabeça de série nos jogos olímpicos de agosto próximo.
Taciana Baldé arrecadou mais de 10 títulos de 2013 a esta data. A vitória de hoje em Tunis reconfirma a guineense como primeira classificada no ranking africano e sexta colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.
Ainda faltam duas competições (Azerbaijão e México) até ao final de maio próximo para fechar o apuramento olímpico. Mas Lima Baldé já garantiu a qualificação direta para Rio de Janeiro.
Por: Redação





















Com Deus nada mas nada mesmo é impossível tudo é fácil depende de como você crê nele.Ser guineense é ser o vencedor inesperado.Força rainha “djurtu” que Deus ti abençoe.
Parabens Taciana! A nossa patria amada nao carece de pessoas com grandes qualidades como tuas. a nossa bandeira continua ser erguida nas arenas internacionais em todas areas porque temos pessoas que dedicam para triunfar. Infelizmente que a pobreza imensa e o analfabetismo no seio da nossa sociedade sao motivos para que os nossos politicos e governantes nao triunfam pelas suas obrigacoes para com o nosso povo.
A Guine-Bissau ‘e um pais com um pobre sistema de ensino, saude, desporto, politico, judicial, administrativo, um baixo nivel social, etc… Mas ‘e uma nacao onde sempre sai pessaos com grandes qualidades, pessoas intelectuais, corajosas, dedicadoras, pessoas vencedoras, etc. quando saiem para o mundo fora. Alias Amilcar Cabral e seus compatriotas aprovaram isto muito antes do mundo da inovacoes, o facto de Ele ser o primeiro Africano a falar em nome de toda Africa na Assembleia Geral de Conselho de Seguranca das Nacoes Unidades. A G-Bissau ‘e um pais pequeno no tamanho mas com grandes cidadaos no auge do mundo fora. PIKININO NA TAMANHO, GARANDI NA FAMA.
No kana kuri nim pa bai nim kau, pq Guine i terra ku DEUS kudji pa nos.
Pa kila, li ku no na vivi, si da pa muri li tambi ita sedu. pq ika tem kinti ku kata fria.
I love Guine-Bissau, the homeland of Amilcar Cabral.