Com apoio do Presidente JOMAV: “DJURTOS” INICIAM AMANHÃ TREINOS NO ESTÁDIO NACIONAL

Uma parte dos jogadores convocados para o jogo da Guiné-Bissau diante da seleção zambiana já se encontra em Bissau, numa comitiva composta por 14 (catorze) futebolistas que chegou ao princípio da tarde de hoje no voo da EuroAtlantic. Os comandados de mister Candé iniciarão amanhã o primeiro treino no relvado do Estádio Nacional 24 de Setembro.

As novidades por enquanto são o médio Aliu Kaby Djaló que milita na primeira liga finlandesa no clube de PS Kemi e Guarda-redes Papa Masse Fall M’baye que joga atualmente na formação espanhola de Poli Aguadulce de Almeria.

A chegada dos “djurtus” ao “quartel general” num dos hotéis de Bissau, Baciro Candé garantiu que o resto dos selecionados chegarão na próxima quarta-feira, 25 de Maio.

“Se houvesse voo direto para Bissau amanhã ou depois de amanhã os rapazes podiam chegar ao país no sábado ou domingo. Mas não queriamos que tivessem grandes maçadas na viagem, por isso, decidimos abdicar de via Marrocos como rota alternativa. Entendemos que a quarta-feira seria ideal, ali haverá um voo direto de Lisboa-Bissau”, explicou mister Candé.

Candé não escondeu a sua satisfação por aquilo que considera de “grande esforço” dos catorze selecionados que responderam pronta e positivamente a sua solicitação logo após a luz verde do Chefe de Estado Guineense.

“Depois do Presidente da República disponibilizar sua ajuda ao país na vinda dos jogadores, em menos de três, quatro horas, liguei para os rapazes e aceitaram entrar logo de manhã no avião, sem despedirem-se dos familiares. Para mim é um sinal de patriotismo e é a Guiné-Bissau que sai a ganhar com isso”, sublinhou Candé.

Solicitado a explicar o motivo que levou o resto dos elementos que compõem o leque dos convocados a não viajarem com os colegas que chegaram hoje à Bissau, Candé disse que “tudo está operacional” e justifica que alguns futebolistas devido a situação geográfica do clube onde militam não permitiu que chegassem a tempo à cidade de Lisboa [caso dos atletas que residem no Porto, Coimbra e Covilhã] para seguirem na mesma comitiva com esse primeiro grupo, apontando o caso de Toni Silva Sá Brito que teve de viajar de Madeira para capital lusa.

Garantiu ainda que todos os bilhetes de viagem já estão emitidos para a vinda dos futebolistas selecionados para o embate com “Chipolopolo” da Zâmbia.
O selecionador nacional de futebol avançou que haverá novidades na lista de convocados, sem no entanto revelar nomes das novas caras que integram “Djurtus”.

De acordo com o comandante dos “Djurtus”, apesar de não conseguir deslocar-se pessoalmente a Lisboa para manter uma conversa pessoal com o empresário e o próprio futebolista Cafú, Baciro Candé mantém vivo a esperança de ver o capitão do Vitória Guimarães com as cores nacionais na próxima partida ou nos jogos posteriores da seleção guineense.

Candé pediu apoio de todos os guineenses sem exceção para apoiar “Djurtus”, superando desta forma o momento difícil que o país atravessa.

Éis a lista de jogadores que já estão em Bissau às ordens de Baciro Candé e Romão dos Santos:

Bocundji Cá – Paris FC (França)
Aliu Kaby Djaló – PS Kemi (Finlândia)
Zezinho Lopes – Sporting B (Portugal)
Rui Dabó – Cova da Piedade (Portugal) – Guarda-redes
Beto Ernesto Catiane – Farul (Romênia)
Ansu Faty – UD Oliveirense (Portugal)
Rudynilson Gomes Brito e Silva – Lechia Gdansk (Polónia)
Juari – 1° de Dezembro (Portugal)
Emanuel R. Gomes Mendy – Farul (Romênia)
Bruno Gomes –
Papa Masse Fall M’baye – Poli Aguadulce de Almeria (Espanha) – Guarda-redes
Piqueti Djassi – Sporting Braga B (Portugal)
Ibraima Só – Famalicão (Portugal)
Lassana Camará (Saná) – Ac. Viseu (Portugal)

 
Por: Alcene Sidibé/Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *