MISSÃO INTERPARLAMENTAR DA UEMOA RECOMENDA RESPEITO À CONSTITUIÇÃO GUINEENSE  

O Respeito à Constituição da República e demais leis em vigor no país, patriotismo, diálogo inclusivo, franco e aberto, são entre outras recomendações deixadas pela Comissão Interparlamentar da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA) no final de uma missão de três dias ao país.

A Missão não adotou uma única decisão ou medida para o fim da crise nem produziu um relatório sobre a crise na Guiné-Bissau. Um dia antes de terminar a sua missão ao país, a Missão Interparlamentar para a paz da UEMOA admitiu que a situação era “bastante grave”.

O chefe da delegação, Lassina Dousso, revelou ainda que durante os encontros mantidos com diferentes actores políticos, protagonistas da crise, notou-se a “falta de comunicação” entre as instituições e dirigentes dos órgãos da soberania com posições de radicalismo, de um e de outro lado. Neste sentido, alerta que a solução à crise terá de ser encontrada internamente entre os guineenses.

A Missão Interparlamentar da UEMOA recomenda ainda à Comunidade Internacional a convocação urgente de um encontro “de alto nível” que envolva todos os protagonistas da crise para sentarem-se a mesa de negociações e cada um assumir as suas responsabilidades.

Horas antes do comunicado final dos trabalhos da Comissão Interparlamentar da UEMOA na Guiné-Bissau, a missão reuniu-se com uma delegação dos 15 deputados da Nação dessidentes do PAIGC.

A saída, Soares Sambú, porta-voz do grupo, disse a’O Democrata que a missão recomendou apenas diálogo entre actores políticos.

“É mais uma tentativa de aproximar as partes. É natural que quando há uma situação num dos Estados membros da organização, no âmbito da integração, a solidariedade é fundamental. Portanto, estamos na nossa posição de defesa é o que temos feito até aqui, porque em nehuma circunstância constituimos problema”, acrescenta.

 

 

Por: Filomeno Sambú

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *