BOTCHE CANDÉ TOMA POSSE COMO MINISTRO DE ESTADO E DO INTERIOR, AMANHÃ

O deputado Botche Candé da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), será empossado amanhã de manhã no Palácio da República, para exercer a função do Ministro de Estado e do Interior.

Candé foi nomeado no passado dia dois de junho através do Decreto Presidencial n° 04/2016. O deputado e membro do comité central e do bureau político e coordenador do partido libertador na zona Leste é considerado até aqui o homem próximo do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, não tomou posse no dia da investidura dos membros do executivo dirigido por Baciro Dja.

Na altura, Candé falou para os militantes e dirigentes do PAIGC que participará no governo apenas com a orientação da direcção do partido. Contudo, uma fonte contactada junto dos libertadores informou a’O Democrata que Botche terá dirigido uma carta ao líder do PAIGC, na qual comunicara a sua disposição de aceitar o convite de Presidente da República para exercer a função do ministro de Estado e do Interior.

De referir que Botche Candé foi ministro de Administração Interna no governo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira, onde fora demitido por Presidente da República devido a situação que decorreu no norte (Farim) com os rebeldes de Casamança.

Além do ministro do interior, serão empossados amanhã, o ministro de Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Soares Sambú, o ministro dos Recursos Naturais, Epifânio Carvalho de Melo e o Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Adelino Vieira.

 

Por: Assana Sambú

13 thoughts on “BOTCHE CANDÉ TOMA POSSE COMO MINISTRO DE ESTADO E DO INTERIOR, AMANHÃ

  1. ..entre o ridículo e a falta de vergonha .. mais um traidor do seu vida do seu povo. Vai ser o responsável pelas represoes a gente que nao aceita Ditadura

    1. Linda V

      É mesmo aventureiros na politica até dá Nojo. Agora pergunto onde estão intelectuais Guineense para deixarem analfabetos assumirem rédea da situação.

    2. mais um traidor? que absurdo, à possiçao do Botche é de salutar e tambem mostra claramente que nem todos estao de acordo com o comportamento do chefe do partido (PAIGC), digo chefe porque de lider nao tem.

  2. Cade a ética e a coerência politica dos nossos ditos politicos?
    Se tinha que haver alguém que de jeito nenhum devia tomar parte neste governo era Botche porque foi retirado do governo de jeito que todoa sabemos e seu nome foi rejeitada pelo presidente ate ao ponto de o governo ficar com esta lacuna até sua destituição. Mas infelizmente são homens que temos que sao capazes de sacrificarem suas dignidades em em detrimento dos seus interesses.

  3. no exercício da cidadania deve se procurar sempre maiores consensos para que o interesse do povo seja colocada em 1º lugar, pois considero este como um ato de patriotismo em aceitar o cargo…
    Pois, questiono quem está disposta nas disputas disnecessárias e conflituosas?
    Vamos pautar pelo entendimento, Irmão!

  4. Na Verdade não existe fidelidade no PAIGC mas também se eu for o Eng. Domingos Simões Pereira pedia dimissão parque não é normal perder : presidente de Honorario do partido; 2 e 3 vice-presidentes do partido; Secretario Geral do partido e agora perder coodenador do partido para provincia Leste … Com risco d perder mais deputados. DSP peça demissao no partido ou marca congresso extraordinario !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *