Os “Djurtus” realizaram esta segunda-feira, no Estádio Nacional 24 de Setembro a sua primeira sessão de treinos com todos os 18 jogadores a dispor do mister Paulo Torres, numa sessão que durou mais de uma hora. No final dos treinos o seleccionador luso, considerou que os futebolistas têm cerca de 50 jogos nas pernas, por isso, sempre esses períodos depois da época são sempre desgastantes, mas espelhou que o apoio do público ajuda-lhes a superar algum cansaço que existe.
A turma nacional ficou completa com a chegada do ex-paços de Ferreira, Cícero Casimiro Sanches Semedo, emprestado em Cazaquistão ao FC Astana, que segundo as informações regressava a Lisboa depois do jogo em Congo Brazzaville para tratar dos assuntos pessoais, a sua chegada no ultimo fim-de-semana deixou os pupilos de Paulo Torres na máxima força para o jogo do próximo dia 31 de Maio frente a República Centro Africana.
A nossa reportagem constatou na referida sessão de treinos que mesmo com as cargas dos jogos que cada jogador tem nas pernas apresentaram-se bem fisicamente, treinando sem qualquer limitações, perante o público que mesmo sendo em um número razoável deslocaram ao Estádio Nacional 24 de Setembro para assistir e apoiar a selecção de todos os guineenses.
O técnico luso dos “Djurtus”, Paulo Torres que conta com três jogadores que militam no nosso campeonato nacional que juntaram aos 15 futebolistas que jogam principalmente na Europa. A nossa selecção neste momento conta com os convocados, os guarda-redes: Jonas Mendes (Atlético-Portugal), Alberto Coly (Tigres de Fronteira-São Domingos).
Defesas: Ângelo Gomes (Benfica de Bissau), Saido Injai Banjai (Oliveirense-Portugal), Eridson Mendes Umpeça (Atlético-Portugal), Bacar Baldé (Atlético-Portugal) e Édson Ricardo Nunes Correia Silva (Tondela-Portugal).
Médios: Ibraima Sow (Académico de Viseu-Portugal), Emiliano Té (União de Leiria-Portugal), Bocundji Cá (Etade de Reims-França) e José Luís Mendes Lopes (vulgo Zezinho) (Veria-Grécia FC).
Por último, os avançados: Leocísio Júlio Sami (Marítimo-Portugal), João Mário (Atlético-Portugal), Malam Fati (vulgo Iaquinta) (Sporting de Bissau), Gilberto Adul Seidi (Vianense-Portugal), Mutaro Embaló (Bata) (Sporting de Covilhã), Ivanildo Soares Cassama (Académica Coimbra-Portugal) e Cícero Casimiro Sanches (FC Astana- Cazaquistão).
Já no final de sessão de treinos com todos os jogadores presentes, o seleccionador nacional, considerou que os futebolistas estão a treinar bem, acrescentando que os jogadores têm cada um cerca de 40 a 50 jogos nas pernas, devido que a época dos campeonatos, onde militam terminaram recentemente, facto que na sua opinião nestes períodos habitualmente sempre os jogadores apresentam desgaste físico.
No entanto, Torres disse que mesmo com o cansaço que os jogadores apresentam, na sua visão há uma parte fundamental para superar todo este factor, sustentando que a parte psicológica é importante e sobretudo com o apoio dos adeptos que marcaram presença no estádio nacional 24 de Setembro. Considerando que o primeiro treino da semana sempre é difícil, mas espelhou que os jogadores estão a corresponder muito bem as espectativas.
“É um treino de adaptação a semana de trabalho, mas a resposta foi extremamente positiva. Era um sonho ter a presença das pessoas como hoje aqui no estádio, o povo da Guiné a apoiar a selecção, porque esta selecção é do povo e é entregue ao povo, agora é desfrutar com os jogadores e com os treinos, assim sendo, quando os jogadores chegarem a competição e sentirem-se bem para disputar muito bem o jogo em nossa casa, porque este é o nosso objectivo”, assegurou Paulo torres.
A margem dos treinos dos “Djurtus”, a imprensa desportiva interpelou o avançado formado nas escolas do Futebol Clube do Porto, Ivanildo Soares Cassamá que milita há algumas épocas na Académica de Coimbra, solicitando-lhe a pronunciar sobre a transferência do seu treinador, Sergio Conceição para o Sporting Clube de braga, Cassamá disse que Conceição já demostrou que tem qualidade para qualquer dia dar o salto que deu.
“Agora chegou o momento que a sua qualidade mereceu, espero que será feliz nessa sua nova etapa da sua carreira de treinador. Para que consiga espelhar tudo aquilo que tem mostrado nos últimos tempos em Coimbra”, disse Cassamá. Recusando pronunciar se deseja ou não juntar ao Sergio Conceição no Sporting Clube de Braga.
Por: Sene Camará
















