“Guiness Liga”: BULA E BENFICA VENCEM JOGOS DA PRIMEIRA JORNADA MARCADA COM 4 BOICOTES

Nuno Tristão Futebol Clube de Bula derrotou o Sporting Clube da Guiné-Bissau por 3-1 e Benfica de Bissau visitou e venceu os ‘Lobos’ de Canchungo por 1-0, este sábado, 25 de Novembro 2017, nos jogos da primeira jornada do campeonato nacional da primeira divisão, marcada com quatro boicotes.

Os jogos calendarizados entre o Sporting Clube de Bafatá e Pelundo, Lagartos de Bambadinca e Balantas de Mansoa, União Desportiva Internacional de Bissau e Desportivo de Farim, Sonaco e Flamengo de Pefine, não foram realizados pela decisão de récem-criado “coletivo dos 21 clubes comprometidos com a verdade desportiva” em boicotar a época desportiva 2017/2018, para exigir a “verdade desportiva”.

O coletivo continua a exigir transparência na gestão dos fundos doados pela FIFA e CAF. Uma “novela” que vinha decorrer desde as denúncias de desvio de fundos na instituição federativa do país, feitas por Inun Embaló, antigo membro de Comité Executivo da Federação de Futebol e candidato derrotado no último congresso.

Entretanto, 5 clubes da primeira divisão que integram o referido coletivo não marcaram as suas presenças nos estádios para os seus respetivos encontros da jornada.

É o caso de Clube Farim que nem chegou a viajar para Capital Bissau para defrontar a UDIB; a equipa de Balantas de Mansoa não se deslocou para Bambadinca e Pelundo também não esteve em Bafatá. Pefine viajou até Sonaco, mas este não compareceu no seu próprio estádio.

Apesar da providência cautelar interposto pelo coletivo dos 21 clubes, foram realizadas pelo menos dois encontros da primeira jornada. Nesse particular, o Comité Executivo alega não ter recebido nenhum documento do tribunal setorial de Chão de pepel que suspendia os jogos.

Porém, dentro das quatros linhas do estádio Lino Correia, observou-se uma excelente partida de futebol com muitos golos.

Nuno Tristão surpreendeu os leões e derrotou por 3-1 com golos de Morlai Camará (Pauleta) que bisou nos 20 e 43 minutos e Tigana aos 56 minutos. O golo de honra dos “verdes e brancos” foi apontado por intermédio de Ditchon aos 77 minutos.

Numa partida com pouca intensidade, em que os primeiros 45 minutos foram equilibrados, mas com a ligeira vantagem dos nortenhos.

Os rapazes de Mister Gelo geriram a posse de bola e conseguiram concretizar as oportunidades criadas e logo na primeira parte já venciam por 2-0, Pauleta nas duas ocasiões levou resultado confortável aos balneários.

No reatar do jogo, os “verdes e brancos” pareciam mais determinados e começaram a controlar a partida e assumir as grandes iniciativas de ataque, mas a organização defensiva de Bula não permitiu a penetração, pelo menos nos minutos iniciais da etapa complementar.

Bula só saía na contra-ataque e a passagem de minutos 56 Tigana apareceu a frente de guardião leonino e fez 3-0, na sequência de cobrança de livre a entrada da grande área leonina. O atacante levantou-se mais alto e de cabeça fez o terceiro golo da tarde.

Depois de várias tentativas, Sporting reduziu aos 77 minutos por Ditchon que isolou-se e rematou para defesa de guarda redes de Bula e na recarga fez o golo de honra leonina e fixou o resultado final para 3-1.

Na final de partida, o técnico de leões, Abulai Soares Cassama (Axi Roger) não prestou declarações à imprensa, alegando não ter a autorização da direção do clube para falar aos jornalistas.

Por sua vez, o treinador de Bula, Mister Gelo disse ao Jornal O Democrata que a sua equipa está de parabéns por conseguir alcançar o principal objetivo do encontro que era vencer a partida e conquistar os primeiros três pontos.

A jornada encerra, Já amanhã, domingo, “Cavalos Brancos” de Cuntum e os “Estivadores” de Portos de Bissau encerram a primeira jornada do campeonato, no estádio Lino Correia, às 16h00.

 

 

Por: Alcene Sidibé    

foto arquiv@ O Democrata

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *