Crise Política: JOMAV NOMEIA EMBAIXADOR AUGUSTO ANTÓNIO ARTUR DA SILVA PARA CARGO DO PRIMEIRO-MINISTRO

O Presidente da República, José Mário Vaz, nomeou no início desta noite, 30 de janeiro 2018, através do decreto n° 02/2018, o Embaixador Augusto António Artur da Silva para exercer a função do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Chefe de Estado justifica no seu decreto que a nomeação de Embaixador Artur Silva, nome que igualmente é conhecido, insere-se no quadro dos esforços que vêm sendo desenvolvidos com vista à obtenção de uma solução definitiva para a crise político-institucional que o país tem vivido nos últimos anos.

O documenta acrescenta ainda que o Presidente da República encetou inúmeras diligências junto dos principais atores políticos e sociais e dos representantes da Comunidade Internacional, que culminaram com a audição dos partidos políticos com assento parlamentar e a reunião do Conselho de Estado.

QUEM É O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO

Formou-se em Administração dos Assuntos Marítimos pela Escola de Administração dos Assuntos Marítimos de Bordeaux (França). É pós-graduado em Pesca pela Universidade de Hull, Inglaterra. Licenciou-se em Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Artur Silva é dirigente e membro do Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

É quadro do Ministério das Pescas desde 1994 e chegou a desempenhar o cargo do Ministro das Pescas. Em 2009 desempenhou as funções do Ministro da Defesa Nacional.  De Novembro de 2009 a Abril 2012, Ministro da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e dos Desportos. No Governo do PAIGC liderado por Carlos Correia, em 2015, assumiu o cargo do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades. Augusto António Artur da Silva, foi nomeado hoje através do decreto presidencial para exercer a função do Primeiro-ministro.

 

Decreto presidencial GW n_02_2018 @OD

 

Por: Assana Sambú

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Figura de Semana

Edição Impressa