BCEAO DIZ QUE O SISTEMA BANCÁRIO GUINEENSE ESTÁ PORTAR-SE BEM

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) garantiu hoje, 22 de Junho 2018, que o sistema bancário guineense está a portar-se bem. Avaliação foi anunciada durante um encontro entre a direção do  BCEAO e os bancos comerciais do país.
O encontro enquadra-se no cumprimento do calendário das reuniões trimestrais que visam debater assuntos candentes desse setor e adotar medidas de acompanhamento para suprir as dificuldades que o sistema bancário enfrenta.
No final da reunião, o Conselheiro da Diretora Nacional do BCEAO, Filomeno Lobo de Pina, contou que um dos assuntos de atualidade económica abordada é retivamente à campanha de comercialização de caju, assegurando que o sistema bancário da Guiné-Bissau está a portar-se bem e tem acompanhado na medida de possível a economia.
Na reunião, segundo Filomeno Lobo de Pina, para além de discussão relativa às outras vias possíveis que permitam o sistema bancário ser mais interventivo a  nível no financiamento das economias, foi também o entendimento dos bancos que o BCEAO tem acompanhado regularmente o sistema bancário nacional, enfatizando novos dispositivos adotados a nível da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) que permitam os bancos terem outros mecanismos de financiamento à economia.
BCEAO criou um novo mecanismo chamado Bureau de Informação de Crédito que permite ter uma visibilidade do empresariado que recorre ao seu crédito.
“Bureau de Informação de Crédito permite os bancos saber se o indivíduo não tem dívidas com outros bancos, se não tem dívidas da taxa do telefone, paga os impostos, ou seja, se a pessoa está dentro dos parâmetros estabelecidos”, explica Lobo de Pina, quando respondia à situação dos créditos mal parados nos bancos comerciais.
O vice-presidente da Associação Profissional dos Bancos, Amadou Allaye Sankaré, disse que os bancos comerciais do país estão a portar-se bem, enaltecendo a importância desses encontros trimestrais com o BCEAO para analisar a situação económica e financeira dos bancos.
Por: Sene CAMARÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *