Presidente da Sociedade Civil: “NÃO VAMOS SUBSCREVER RECENSEAMENTO QUE NÃO ATINGIR 80 POR CENTO DE CIDADÃOS PREVISTOS”

O presidente do Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, Fodé Caramba Sanhá  ameaçou esta segunda-feira, 15 de Outubro 2018, que a organização que dirige não vai subscrever o recenseamento que não atinja 80 por cento dos cidadãos previstos para se recensearem.

À saída de um encontro com a direção do Partido da Renovação Social (PRS) com o propósito de analisar o processo do recenseamento, Fodé Caramba Sanhá, disse aos jornalistas que “não é realista” realizar eleições no dia 18 de Novembro,  alegando o limite do tempo.

“Vamos posicionar ao lado dos que não forem recenseados devido ao curto período de recenseamento. Não mandatamos nenhum partido ou a CNE encurtar o período do recenseamento. Quem encurtar este parâmetro de 60 dias do recenseamento será responsabilizado”, advertiu o activista, que entretanto, promete accionar os mecanismos legais para que o recenseamento abrange todo o cidadão maior de idade, com base na lei eleitoral guineense.

Explicou que a iniciativa levada a cabo pelo movimento de estabelecer contactos com os partidos políticos, Grupo de P5 (Comunidade Internacional), Governo, a CNE e o GTAPE, visa ajudar na gestão do processo em curso na base da legalidade, tendo em conta as ondas de reclamações que recebem sobre a forma como decorre o recenseamento.

“A direcção superior dos renovadores abraçou a ideia, como também apontou algumas irregularidades verificadas no terreno face ao presente recenseamento eleitoral, prometeu trabalhar junto dos seus agentes em diferentes regiões e setores de forma que estes possam agir perante algumas irregularidades”, contou.

Para as eleições legislativas agendadas para o dia 18 de Novembro, prevê-se o recenseamento de 900 mil potenciais eleitores no território nacional e na diáspora. A últimas estatísticas divulgadas na semana passada, pelo gabinete encarregue do processo, apontam para 100 mil eleitores registados. O governo liderado por Aristides Gomes fixou a data limite do recenseamento eleitoral a 20 de Outubro em curso.

 

 

 

Por: Epifania Mendonça

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *