GREVE DE MOTORISTAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS PARALISAM O PAÍS

Vítimas de cobranças que consideram de abusivas da parte de elementos da Direcção Geral de Viação e Transportes Terrestres, da Direcção Geral de Polícia de Trânsito e da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional, que igualmente efectua o serviço de controlos nas estradas, a Federação Nacional das Associações de Motoristas de Transportadoras da Guiné-Bissau iniciou esta segunda-feira, 16 de outubro 2018, uma greve de três dias com o intuito de exigir do executivo guineense o cumprimento de dez pontos acordados no memorando assinado entre as partes.

A greve “matou” parcialmente a capital Bissau. A greve afetou mais os sectores da Educação e da Saúde, dado que obriga os alunos e pacientes a fazerem o percurso a pé. Nas ruas da capital vê-se apenas a circulação de  viaturas particulares e motorizadas, para além de pessoas que resistem e deslocam-se a pé para os respectivos locais de serviço.

Entre os dez pontos cujo cumprimento é exigido pelos motoristas, destacam-se a definição das competências entre as direções gerais de Viação e Transportes Terrestre, da Polícia de Trânsito e da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional, como também a melhoria de condições das vias rodoviárias do país.

“Exigimos igualmente a redução dos postos de controlo nas estradas a nível do país, bem como a calendarização de operações de ‘STOP’, a criação de um ‘Guichet’ nas diferentes localidades do território nacional e a construção do terminal rodoviário central em Bissau”, explicou o porta-voz da Comissão da Greve, Mamadu Conté, para de seguida avançar que a greve iniciada hoje termina no próximo dia 18 do mês em curso e que, se não se chagar a um entendimento com as autoridades, poderão seguir-se outras estratégias de luta.

O Democrata soube que a Federação dos Motoristas reuniu-se esta manhã com o Ministro da Função Pública, Fernando Gomes mas não se registou nenhum progresso ou engajamento do executivo em relação às exigências dos motoristas sobre o cumprimento do memorando. Todavia, o governo reuniu hoje a tarde em Conselho de Ministros extraordinário onde será analisada a situação de greve dos motoristas que paralisou o país parcialmente.

 

 

Por: Assana Sambú

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *