Covid-19: FERNANDO DIAS ELOGIA TRABALHO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E TÉCNICOS DE SAÚDE NAS FRONTEIRAS

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, elogiou no domingo, 5 de abril de 2020, as forças de defesa e segurança, administradores e pessoal de saúde pelo trabalho que estão a desenvolver nas fronteiras entre a Guiné-Bissau e Senegal  e noutros postos de controlo, cominhos clandestinos, monitorizando a entrada, no território nacional, de cidadãos tanto estrangeiro como nacionais,  devido à pandemia da Covid-19.

Fernando Dias fez essa observação no final  da visita que o levou a diferentes postos de controlo no norte do país, nomeadamente:  o de Bigene, de Ingoré Zinho, arredores do Ingoré, e Djegue, fronteira entre São Domingos e Ziguinchor. Depois de percorrer todas essas localidades, Dias ofereceu máscaras de proteção, luvas e lixívia para a prevenção dos agentes.

Fernando Dias fez-se acompanhar da Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Lopes Man, da Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Mónica Buaro e do deputado da nação do círculo eleitoral 21,  João Alberto Djatá.

O governante realçou que, apesar da falta de meios de transporte e materiais de trabalho, “há uma forte colaboração” da população tanto em respeitar as ordens como a nível da sensibilização e reconheceu que a zona norte, concretamente a região de Cacheu, “está muito bem sensibilizada” em relação as outras zonas do país por onde já passaram.

“O que nos motivou bastante nessa visita tem a ver com o empenho  das forças da defesa e segurança, administradores, técnicos de saúde e secretários administrativos que estão a ter uma colaboração bastante reconhecida e notável para fazer face a essa luta de travar a propagação da doença, através dos postos de entrada. Não obstante vários caminhos invocados, as autoridades têm controlado a entra das pessoas e encaminhá-las diretamente para os agentes de saúde para serem diagnosticadas antes de chegarem às  residências dos familiares, isso é um bom trabalho”, enalteceu.

O Comandante de Posto da Imigração de Djegue, Justino Pack Mandes Indjai, informou que depois doencerramento da fronteira norte con o Senegal houve resistência dos cidadãos que tentaram entrar por vias clabdestinas e que em consequência dessa postura apreenderam oito motorizadas que estavam a transportar estrangeiros para o país. Sobre a segurança na fronteira norte, assegurou que neste momento a situação está sob o controlo das autoridades e que não há mais resistência por parte dos cidadãos. Adiantou que na fronteira só é autorizada a entrada de cidadãos guineenses que estão no Senegal senegaleses residentes na Guiné-Bissau  e transportadores de produtos da primeira necessidade. Os produtos são submetidos a testes, antes de serem autorizados a entrar no país.

Por seu lado, o Coordenador de Setor de São Domingos para Área de Saúde, Nhaga Nawai informou que os trabalhos  de sensibilização sobre a prevenção da Covid-19, sobretudo a nível das fronteiras, foram inciados no mês de janeiro último, colocando recipientes nos postos de controlo para a lavagem das mãos e medidores de temperatura, vulgos Termo flash controlando as temperaturas corporais das pessoas que entram e saiam, 24/24horas. Nawai explicou que durante este trabalho detetaram alguns casos suspeitos que imediatamente foram colocados em quarentena e, se depois de 14 dias não terem manifestado nenhum quadro clínico ou sintomático e todos foram libertadas e, em consequência, “neste momento nenhum estrangeiro pode entrar no país”.

O deputado da nação do Círculo eleitoral 21 (região de Cacheu), João Alberto Djata, disse que a visita do ministro da Administração Territorial e Poder Local veio injetar esforço que está a ser levado a cabo na luta contra a doença de Coronavirus e permitirá as estruturas que estão a trabalhar nas fronteiras sentirem mais força, através das orientações recebidas das autoridades superiores para continuar no combate a Covid-19. Djata exortou às populações daquela zona para obedecerem às orientações do executivo, porque ” o único meio para travar essa doença é a prevenção”.

 



Por: Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *