ATCHO EXPRESS INICIA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE VASCO CABRAL

O poeta e ator, Jacinto João António Mango (Atcho Express) iniciou recentemente a produção de um documentário sobre a vida e obra do académico e Combatente da Liberdade da Pátria, Dr. Vasco Cabral.

Numa entrevista exclusiva ao jornal O Democrata para falar sobre o seu documentário, Jacinto João António Mango explicou que o que lhe comoveu para fazer o documentário sobre o Vasco Cabral é a riqueza que se encontra a volta da casa dele, desde os livros às estatuetas, que segundo ele, demonstra a forma como o homem estava ligado à ciência, letras e cultura.

“Na casa de Dr. Vasco Cabral, pode -se encontrar livros em todos os cantos. Isso me comoveu muito, pelo que senti que devo fazer alguma coisa em memória de Vasco Cabral. Foi assim que comecei a pensar na realização de um documentário de curta-metragem sobre a vida e obra de Dr. Vasco Cabral”, realçou.

Assegurou que Vasco Cabral é ator de vários poemas e artigos publicados, tendo acrescentado ainda que este ex-Combatente da Liberdade da Pátria nas suas obras literárias demonstrava a sua preocupação como homem.

“No documentário vou procurar falar com as pessoas que lidaram com o Dr. Vasco, a nível das diferentes gerações. Através das pesquisas que estive a fazer no sentido de procurar as pessas que lidaram com o poeta, soube que os jovens, Maurício Mané, Armando Lona e André Mendes conhecido no mundo de poesia por Lagartixa, eram alguns dos meninos que conviveram com o Vasco Cabral, nos últimos anos e ele deu todo o seu apoio a estes jovens”, explicou.

Jacinto Mango disse que pretende com o seu documentário, demostrar a dimensão de Dr. Vasco Cabral, que no seu entender é um grande homem que serviu o país desde a luta de libertação nacional e na esfera governativa.

“Vou falar com a viuva – a Dona Teresa Ridel Costa Cabral que conserva afectuosamente os livros raros em casa; também vou falar com as pessas que conviveram com o Vasco na luta de libertação nacional, como a deputada Teodora Inácia Gomes, Francisca Pereira, Carmem Pereira e outros que ainda estou a procurar. Tenho que trabalhar com eles para explicarem os momentos que conviveram com Dr. Vasco Cabral e quem era realmente este homem. Vasco é um homem exemplar e deu grandes exemplos em termos governativos, até agora ele tem a viatuara da marca “Volvo” que lhe foi atribuída, essa viatura se encontra na sua casa”, revelou.

Interrogado sobre as dificuldades com que está a deparar para a produção do documentário, disse que as dificuldades que tem estão ligadas com a falta de apoios que o permite trabalhar com mais facilidade o documentário. Informou por outro lado que está fazer os trabalhos com o apoio material de seu amigo, que segundo ele, sem o mesmo seria dificil iniciar os trabalhos.

Por: Rafaela Issufi Queita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *