Figura da Semana: MANELINHO ELEITO MELHOR DIRIGENTE AFRICANO DE FUTEBOL EM 2016

O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho), foi eleito ‘Melhor Dirigente Africano Desportivo de Futebol’ do ano 2016 pela Confederação Africana de Futebol (CAF). A premiação dos distinguidos pela CAF decorreu no ‘Centro Internacional de Conferência’ em Abuja, capital da Nigéria.

“Para mim não é uma surpresa, porque, estou confiante e convicto nos trabalhos que temos estado a desenvolver. Estou muito orgulhoso por esta Pátria”, disse o responsável da federação numa declaração à imprensa, reagindo a sua distinção como melhor dirigente de futebol africano do ano 2016.

Manelinho não esqueceu os seus colegas dirigentes da federação nacional que com ele construíram o caminho que culminou com a qualificação da Guiné-Bissau para o CAN’2017, sobretudo o malogrado Ahmed Hull Ahmed a quem Manuel Irénio Nascimento Lopes dedica a distinção que a CAF lhe atribuiu.

BIOGRAFIA

Manuel Irénio Nascimento Lopes é empresário e deputado da Nação. Foi eleito primeira vez como o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, em 2012. Foi reeleito para o seu segundo mandato de quatro anos, em junho de 2016. Foi presidente do Atlético Clube de Bissorã (2010/2012), onde conseguiu levar o clube nortenho a grandes momentos de glória, graças aos títulos conquistados.

Fez o seu primeiro mandato com muita agitação provocada pela demissão dos dirigentes que o apoiavam quando concorreu à presidência da federação. Manelinho foi determinante na escolha do Mister Baciro Candé como selecionador nacional, que acabou por conseguir a classificação histórica dos ‘Djurtos’ aos jogos do Campeonato Africano das Nações. Manelinho, apesar de ser muito criticado internamente, conseguiu escrever o seu nome na história de futebol guineense, dado que foi no seu mandato que a Guiné-Bissau classificou-se para a fase final do CAN.

 

 

Por: Assana Sambú    

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *