Um Simpósio Internacional sobre o processo de reconciliação na Guiné-Bissau terá lugar entre 27 e 30 de Janeiro corrente sob iniciativa da Comissão Organizadora da Conferência Nacional “Caminhos para Paz, Reconciliação e Desenvolvimento” (COCN).
O padre Domingos da Fonseca, presidente da referida comissão anunciou esta segunda-feira, 16 de Janeiro 2017, que a organização que dirige pretende realizar um Simpósio Internacional com vista melhor sensibilizar a população guineense sobre o processo da reconciliação nacional.
De acordo com o responsável máximo da comissão, a iniciativa da realização do Simpósio Internacional de 27 a 30 do mês em curso, sob o lema “Enfrentar o Passado para Construir a futuro”, visa aumentar a consciência nacional sobre a necessidade de lidar com o passado para resgatar o país do ciclo de instabilidade e conflito político e social.
Considerando de importante a realização do Simpósio Internacional, padre Domingos da Fonseca frisou que a comissão que dirige está suficientemente experimentada para organizar o evento internacional.
“Até neste momento a Comissão Organizadora da Conferência Nacional ‘Caminhos para Paz, Reconciliação e Desenvolvimento’ analisou os resultados das consultas anteriores, estudou a experiência de outros países como Timor-Leste, Costa do Marfim e produziu o seu relatório final que será apresentado no simpósio”, contou.
Falando aos jornalistas nas instalações da Assembleia Nacional Popular, da Fonseca salientou que “para atacar a doença é preciso conhecê-la profundamente, caso contrário será muito difícil combatê-la”. Numa retórica direta, Fonseca acrescentou que “para enfrentar o futuro, temos que conhecer o nosso passado e ter a consciência da nossa história recente para podermos trilhar o futuro da Guiné-Bissau”.
Salienta-se que o Simpósio Internacional previsto para os dias 27 a 30 do mês em curso, contará com presenças de vários convidados de honra, com destaque para a do Ex-Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta.
Por: Aguinaldo Ampa
















