MOVIMENTO “O CIDADÃO” ACUSA CIPRIANO CASSAMÁ DE TRANSFORMAR ANP NUMA “CAIXA DE RESSONÂNCIA”

Coordenador Nacional do Movimento Cidadão para a Paz Democracia e Cidadania – “O Cidadão”, Ussumane Grifon Camará, acusou esta quinta-feira, 09 de Março 2017, o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, de bloquear a ANP de uma forma ilegal e de transformar aquele órgão de soberania numa “caixa de ressonância”. Grifon falava à imprensa, depois de uma marcha pacífica realizada pelo movimento para exigir a abertura da sessão plenária.

O movimento, de acordo com os responsáveis, tem o propósito de lutar pela paz, justiça, democracia e cidadania, conseguiu reunir milhares de pessoas na sua maioria são jovens. Também, na marcha, registou-se a presença de membros do governo e alguns deputados da Nação.

A marcha iniciou no Espaço Verde de Bairro de Ajuda [em Bissau], seguiu-se o itinerário da Avenida Principal (Combatentes da Liberdade da Pátria) para a sede da Assembleia Nacional Popular, onde os manifestantes concentraram-se para exigir a abertura da sessão parlamentar.

Da parte dos marchantes podia-se ouvir as seguintes palavras: “Cipriano Cassamá rua; queremos abertura do parlamento, entre outras. Também havia grupo de jovens que tocava tambores e proferia palavras obscenas ao redor da vedação do parlamento.

Ussumane Grifon Camará assegurou ainda que o bloqueio da ANP criou o estrangulamento das instituições de Estado, prejudicando assim as condições de vida das populações, porque os instrumentos da governação (Programa de Governo) não foi sufragado naquele órgão de soberania, como manda a Constituição da República e demais leis.

“Já lá vão dois anos não foi convocada a sessão ordinária da Assembleia Nacional Popular, contrariamente àquilo que está estipulado na lei magna do país e no regimento da ANP. Por se tratar de um processo de orientação e fiscalização política, não cabe a Comissão Permanente, se não a mera preparação de abertura da sessão”, espelhou.

O Jovem ativista, disse ainda que o Presidente da ANP, confunde o seu estatuto de mero representante de soberania pelo próprio órgão.  Ussumane Camará, acrescenta que é Assembleia Nacional Popular no seu todo que constitui o órgão da soberania e não o presidente ou comissão permanente.

CIPRIANO CASSAMÁ DENUNCIA “COMPRA” DE MANIFESTANTES PARA PROTESTO

Entretanto, presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, reagiu através de uma conferência de imprensa, na qual explicou que há quase dois anos que o parlamento vem sendo repetidas vezes instrumentalizado politicamente, por um outro órgão de soberania, a Presidência da República, com o único propósito de minar a democracia e o Estado de Direito Democrático.

Cassamá disse ter ficado audível pelas declarações de alguns participantes na manifestação, transmitidas pela comunicação social, que receberam “valores irrisórios em dinheiro e géneros alimentícios” para aderirem à marcha.

O presidente do parlamento assegurou ainda que a manifestação é um direito fundamental dos cidadãos consagrado na Constituição da República, cujo exercício não pode e nem deve ser objecto de quaisquer restrições a nenhum cidadão de forma discriminatória, se não nos casos previstos na lei.

Cipriano Cassamá, disse esperar agora que as forças de segurança tenham o mesmo comportamento em ações futuras semelhantes que possam ser organizadas por outros grupos de cidadãos. O Líder do parlamento repudiou, por outro lado, o uso de viaturas do Estado por membros do governo na iniciativa e condenou o alegado arremesso de objetos contra os vidros laterais do edifício da Assembleia Nacional Popular.

 

 

 

Por: Aguinaldo Ampa

 

 

 

2 thoughts on “MOVIMENTO “O CIDADÃO” ACUSA CIPRIANO CASSAMÁ DE TRANSFORMAR ANP NUMA “CAIXA DE RESSONÂNCIA”

  1. Pelo menos o Democrata conseguiu demarcar se a equipa dos órgãos da comunicação social comprados para minimizar o impacto político da manifestação alegando que o número de participantes não ultrapassam 500, mas felizmente o democrata utilizou termo adequado milhares em vez de centenas.

    Essa manifestação demonstra assim que o fim da era do maior instigador de crises políticas na Guiné Bissau já está na fim da sua carreira

  2. É jovens tene razão, n’acha Kuma Ciprino i pior de tudo homis Ku Sta na é crise. Um regente Agricula kuta arma em Engenheiro, ciprino Bu pudi diskansa Bu cabanta Bu vida de intriga, Pabia tanto DSP suma Jomav Ika burros, Bu miti na c metade To Ku Bu separa elis… Abo i pior político na Bu geração, nim regimento de ANP buka sibi lei. Viva DSP i viva Jomav abaixo Ciprino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *