MOVIMENTO DE “CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS”  EXIGE JOSÉ MÁRIO VAZ  A RENUNCIAR AO CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O porta-voz do “Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados” – MCCI, Lesmes Monteiro voltou a exigir este sábado, 11 de Março 2017, José Mário Vaz a renunciar ao cargo  do  Presidente da República de forma livre e espontânea, sem violência.

De acordo com Lesmes Monteiro, a divisão étnica, religiosa, social e extensiva  ao aparelho de justiça, é orquestrada por José Mário Vaz.

Como solução imediata o grupo defende a renúncia do chefe de Estado e a convocação de eleições gerais.

“As instituições de Estado não estão a funcionar em pleno. Presidente da República não está  a fazer o seu trabalho para  garantir a estabilidade, a unidade dos guineenses. A Assembleia Nacional Popular está bloqueada e temos um governo que não é legal”, critica.

Lesmes Monteiro falava à imprensa depois de uma marcha pacífica, realizada por “Movimento Cidadãos Conscientes e Inconformados” em colaboração com “Cidadãos de Mundo” e “Mindjeris di Guiné-Bissau Nó Lanta – MIGUILAN” para exigir a renúncia do Presidente da República e a convocação de eleições gerais.


A marcha iniciou na retunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira [a 7,5 quilômetros de Bissau], seguiu-se o itinerário da Avenida Principal [Combatentes da Liberdade da Pátria] até ao centro da Cidade  de Bissau, nomeadamente na Avenida Amílcar Cabral – frente a UDIB, a algumas dezenas de metros do Palácio da República. Da parte dos marchantes podia-se ouvir as seguintes expressões: “Jomav Rua, abaixo ditadura, povo está cansado e exigimos respeito pelo povo”.

Lesmes Monteiro considerou de positivo o balanço da marcha, pela sua amplitude e adesão.

“Começamos este processo desde o ano passado na tentativa de despertar a consciência do povo da Guiné-Bissau. Não pretendemos subverter a ordem constitucional e muito menos afastar José Mário Vaz por via da força, mas estamos, sim, a exercer a nossa cidadania de forma consciente e responsável porque o povo está cansado dos políticos que temos, principalmente do Chefe de Estado, devido a sua incapacidade na gestão da crise vigente no país”, enfatizou Monteiro.

Jovem ativista disse que a organização que dirige compreende a posição da outra corrente [Movimento “O Cidadão”] que está a pedir a reabertura da ANP. Contudo,  salientou que na opinião do MCCI  a “atual crise política não está na ANP, mas sim no Presidente da República, porque desde que derrubou o governo liderado por Domingos Simões Pereira, não apresentou nenhuma solução viável”.

 

 

Por: Aguinaldo Ampa
Fotos: Marcelo N’canha Na Ritche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *