Sport Bissau e Benfica recebeu e venceu os Tigres de Fronteira, São Domingos por duas bolas a zero [2-0], numa das partidas que abriu a décima jornada do campeonato Nacional da Primeira divisão “Guines-liga” e reforçou a liderança isolada no campeonato da época desportiva 2016/2017.
Os tentos das águias foram apontados por dois avançados, Toni da Silva e Iano Simão da Silva Imbini, na primeira e na segunda parte do encontro respectivamente, numa partida que ficou marcado com uma exibição fantástica de Alfucene Camará do Benfica.
A supremacia da equipa encarnada e a sua ineficácia ofensiva ficou desde cedo evidente, com duas oportunidades de se adiantar no mercador logo nos primeiros 10 minutos da partida. O médio centro, Dembó, camisa número 7, desperdiçou duas grandes oportunidades de abrir o marcador, colocando o esférico no poste a guarda de Ibu.
A passagem dos primeiros quinze minutos, os nortenhos aumentaram a intensidade no jogo, sobretudo no seu setor ofensivo, conseguindo equilibrar a partida e as duas equipas passaram a criar situações de golo. Contudo, foram as águias de Bissau que adiantaram no marcador por seu avançado, Toni da Silva, no cair do pano da primeira parte, aos 45+2 minutos de descontos. O ponta de lança apareceu solto de marcação no primeiro poste na sequência de um cruzamento de canto na ala esquerda e encostou a bola, com rigor no primeiro poste sem hipóteses para o guardião nortenho.
Na segunda parte, Tigres de Fronteira, orientados por Mister Nuar António dos Santos, entraram com outra atitude e conseguiram sacudir a pressão e dominaram os primeiros 15 minutos da segunda metade do encontro. Prova disso são as várias oportunidades criadas pelos nortenhos. Logo aos 53 minutos, o avançado de Tigres de Fronteira, Abudo desperdiçou uma grande penalidade, depois de defesa central de Benfica, Siaca ter colocado a mão na bola dentro da grande área.
Com algumas mexidas no xadrez encarnado por Mister João na Tchicna, sobretudo no centro de terreno, as águas voltaram ao jogo e contaram com ajuda da desmoralização dos rapazes de fronteira pela perda de penalty.
O avançado das águias de capital, Yano Simão da Silva Imbini saltou de banco de suplentes para ampliar a vantagem aos 85 minutos, ao finalizar com eficácia um passe rasgado e imperial de Alfucene Camará, fixando o resultado final por 2-0, a favor de Sport Bissau e Benfica.
Com o triunfo, Benfica reforçou a liderança isolada do campeonato com 24 pontos e São Domingos mantém na décima posição com apenas 8 pontos.
Nos outros encontros realizados este sábado, o destaque vai para os Balantas de Mansoa que viajaram até Bafatá vencer o Sporting local por uma bola a zero, provando assim o sabor da vitória, por intermédio do seu avançado Agostinho Mendonça que apontou o único golo da partida aos 54 minutos.
Os resultados de encontros da décima jornada realizados este sábado:
Canchungo [1-0] UDIB
Benfica [2-0] São Domingos
Sporting CGB [0-1] N.T. Bula
SC Bafatá [0-1] Balantas de Mansoa
Pelundo [1-1] Lagartos de Bambadinca
Estrela de Cantanhez [1-1] Portos de Bissau
Cuntum e Mavegro encerram a jornada no domingo no estádio Lino Correia.
Por: Alcene Sidibé
















