O Governo da Guiné-Bissau necessita de 600 mil euros para executar um plano de contingência contra o virus Ébola que afeta vários países da África Ocidental, disse hoje em Bissau fonte oficial guineense.
Segundo o diretor-geral da Prevenção e Promoção da Saúde Pública, Nicolau Almeida, o plano de contingência foi elaborado pelo Ministério da Saúde Pública em colaboração com instituições das Nações Unidas, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), bem como os serviços de proteção civil guineense.
De acordo com aquele responsável, o plano de contingência “já está a ser executado em parte”, uma vez que a OMS colocou à disposição do Ministério da Saúde conjuntos de equipamento de proteção que estão a ser utilizados nos centros médicos de localidades próximas da fronteira com a Guiné-Conacri.
As regiões da Guiné-Bissau de Gabu (leste), Quinará e Tombali (sul) fazem fronteira com a Guiné-Conacri, país onde o Ébola já fez 363 mortos entre as mais de 900 vítimas mortais registadas até ao momento na África Ocidental.
As autoridades sanitárias guineenses também disponibilizaram esses conjuntos de proteção em zonas suspeitas de permanência de pessoas oriundas de países afetados pela doença, acrescentou.
Nicolau Almeida pediu a colaboração dos guineenses para que denunciem qualquer caso suspeito da doença, que ainda não foi registada na Guiné-Bissau.
“Temos salas disponibilizadas nos hospitais e centros médicos no interior para isolar pessoas suspeitas de contágio com Ébola”, indicou Nicolau Almeida anunciando igualmente outras medidas em curso para evitar a doença.
O Ministério da Saúde tem estado a distribuir cartazes, folhetos e ainda a emitir programas informativos nas rádios para sensibilizar a população sobre as formas de contágio da doença.
“Apelamos para que qualquer pessoa que veja alguém com febre alta repentina, dor de cabeça, dor de barriga, vómito, que chame a autoridade sanitária para que se faça uma investigação rápida”, pediu Nicolau Almeida.
Fonte: Lusa
















