RESGATADO O DOMÍNIO GW, ARN INICIA O REGISTO DENTRO DE 4 MESES

A Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (ARN) fez o lançamento oficial do domínio de nível superior na Internet da Guiné-Bissau GW, ontem num dos hotéis de Bissau.

A cerimónia do lançamento foi presidida por Cesário Ferreira da Silva em representação do Secretário de Estado dos Transportes e Comunicação, que disse na ocasião “não é segredo para ninguém que as tecnologias de comunicação tem uma relevância incontornável na vida das pessoas, porque hoje o mundo é tecnológico, sendo assim temos que ser capazes de acompanhar toda a evolução da tecnologia a nível mundial para estarmos a par dos outros”.

O chefe de gabinete Cesário da Silva assegurou ainda que “o país está aquém daquilo que é desejável a nível das tecnologias de informação” chamando atenção a todos os operadores neste setor a redobrarem esforços com vista a proporcionarem serviços de qualidade ao preço razoável para os consumidores.

Por outro lado, o Presidente do Conselho de Administração de ARN Gibril Mané afirma que o setor das telecomunicações está a dar cada vez mais “passos gigantésticos”. Durante a cerimónia, Mané fez o histórico da evolução da Internet na Guiné-Bissau, desde 1996 até a data presente, para de seguida explicar a importância de dispôr do próprio domínio – nome que permite poder localizar e identificar os computadores na internet, sobretudo para instituições públicas do país, empresas e profissionais. Porque “é a bandeira, identidade de um país no mundo digital” referiu.

Segundo as estatísticas avançadas pela ARN, a Guiné-Bissau dispõe de cerca de 2 mil assinantes da Internet fixa, no universo populacional de um milhão e seiscentos mil habitantes.

Entretanto, a ARN, entidade que vai assumir a gestão do registo de domínio gw, à luz de um regulamento para o efeito publicado no ano passado, contará com o acompanhamento técnico de portugal na primeira fase, informou o PCA de ARN que, por outro lado prevê o início de registo para o final de ano, tempo para terminar as obras em curso que vão albergar os equipamentos requeridos.

Segundo as informações apuradas pel’O Democrata, o domínio gw foi resgatado em julho deste ano, depois de uma longa “batalha” na qual as entidades internacionais responsáveis pela política e gestão de domínio ao nível mundial a IANA (Autoridade para Atribuição de Números da Internet) e a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), respetivamente, decidiram devolver a gestão ao Governo guineense através de ARN.

De referir que a Guiné-Bissau teve este domínio desde 1999 e a sua gestão foi delegada à empresa pública de telecomunicações Guine Telecom; posteriormente em abril de 2007 o governo de então confiou, nas condições por esclarecer, a gestão do mesmo a uma empresa mista “Fundação IP média”, com “sócios” guineenses e alemãos.

Por : Aguinaldo Ampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *