MARIA DO VALLE RIBEIRO NOVA REPRESENTANTE ESPECIAL ADJUNTA DA ONU NA GUINÉ-BISSAU

A portuguesa Maria do Valle Ribeiro vai ser a nova representante especial adjunta do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) na Guiné-Bissau, anunciou a organização em comunicado na quarta-feira.

Maria do Valle Ribeiro vai trabalhar no país lado a lado com Miguel Trovoada, ex-presidente de São Tomé e Príncipe, nomeado como representante especial de Ban Ki-moon, e o brasileiro Marco Carmignani, que é também desde maio representante especial adjunto.

A portuguesa será ainda coordenadora residente das Nações Unidas e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – sucedendo ao camaronês Gana Fofang.

De acordo com o comunicado da ONU, Valle Ribeiro tem mais de 25 anos de experiência em projetos humanitários e de desenvolvimento e em cargos de liderança no sistema das Nações Unidas e organizações não-governamentais internacionais em África, na Ásia e Caraíbas.

Atualmente desempenha as funções de representante do PNUD e coordenadora residente das Nações Unidas em Angola – funções que já tinha desempenhado na Mauritânia, entre 2008 e 2010.

Antes de se juntar à ONU, trabalhou para a organização “Save the Children”, de 1992 a 1999 e para a “Concern” de 1984 a 1990.
Nascida em Portugal em 1957, Maria do Valle Ribeiro é mestre pela Universidade de Gales em desenvolvimento económico e planeamento.
Miguel Trovoada, novo representante de Ban Ki-moon, é esperado nas próximas semanas em Bissau.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *