CAN’2019: GUINÉ-BISSAU EMPATA COM BENIN E MANTÉM VIVO O SONHO DE 8° FINAIS

A seleção nacional de futebol empatou esta noite (sábado), 29 de junho de 2019, frente ao Benin a zero bolas, conquistando assim o seu primeiro ponto no torneio. O empate entre os Djurtus e écureuil (esquilo) do Benin levou os rapazes do Minster Baciro Candé a manter vivo o sonho de se qualificar para os oitavos de final na partida da última jornada do Grupo F contra  os “Black Star” de Gana.

A partida entre os Djurtus e Écureuil contava para a segunda jornada do grupo F no Campeonato Africano das Nações, no Ismailia Stadium. O selecionador nacional Baciro Candé operou quatro alterações no onze inicial que escolheu frente aos campeões africanos, Camarões (2-0). 

Candé apostou no Marcelo Djaló, relegando para banco de suplentes Rudinilson Silva. No corredor direito fez entrar o lateral direito de Marítimo, Eulânio Ângelo Chipela Gomes (Nanu), para lugar de Eliseu Nadjak. No meio campo, Braima Nogueira (Bura) substituiu o capitão Zezinho Lopes e Mama Baldé para lugar de Toni Sá Brito e Silva.

A alteração parece dar mais dinâmica a equipa orientada por Baciro Candé, que fez melhor exibição em relação ao primeiro encontro. Com a entrada de Bura, o meio campo nacional ganhou mais consistência, domínio e controlo de bola. A seleção nacional teve mais posse de bola, mais remates e mais passes completos.

O médio defensivo cortou muito bem as linhas de passe dos adversários e ganhou muitos duelos junto da linha divisória e no meio campo defensivo.

Apesar de um ligeiro domínio dos Beninenses, os djurtus criaram várias ocasiões de golo, mas não foram felizes na finalização.

Aos 17 minutos, Sori Mané não acertou o alvo, depois de fazer um remate descaído e a bola passou ao lado de poste direito da baliza contrária. 

Aos 32 minutos, o médio defensivo, Sori Mané ganhou uma bola no centro de terreno e fez um belo remate que acabou por tabelar no adversário e saiu ao lado.

Aos 57 Pelé podia abrir o marcador mas a bola acabou por bater sobre um defensor beninense. E já aos 65 Benin ameaçou a baliza de Jonas, mas Marcelo Djaló estava implacável na barra defensiva. Benin quase desatava o nó aos 75 minutos, depois de um livre bem cobrado por Sessegnon e Mounie de cabeça colocou a bola em cima de trave, quando o Jonas estava mal abatido.

A melhor oportunidade dos Djurtus surgiu aos 87 por Jorginjo Intima, depois de uma arancada ofensiva de Piquete Djassi, mas o guardião de Benin estava bem atento.

Com o empate, a seleção Nacional conquistou o seu primeiro ponto no Campeonato Africano das Nações Egito’2019, e mantém vivo o sonho de qualificar para a próxima  fase.

Recorda-se que os Djurtus cumprem a última jornada já no próximo dia 02 de julho, Terça-feira, frente à poderosa Gana que também empatou a zero bolas com os Camarões.

Por: Alcene Sidibé/Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *