O governo guineense recebeu esta terça-feira, 31 de março de 2020, medicamentos e outros materiais de proteção encomendados a Portugal, com o intuito de combater o vírus do Covid-19 que já se regista no país. Os kits de medicamentos e equipamentos chegaram no voo de Euroatlantic fretado pelo executivo guineense que disponibilizou mais 17 milhões de francos cfa para a sua aquisição.
A descarga dos materiais foi testemunhada pela Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Lopes Man e a Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Mónica Buaro da Costa. O governo recebeu, a 27 do mês em curso, equipamentos e testes para detetar infeções por corona virus e kits de prevenção do Covid-19 doados pela Fundação Ali Baba.
Em declaração aos jornalistas, a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Cornélia Lopes Man, explicou que os materiais foram comprados com esforço do governo, porque chegou-se à conclusão que os que haviam no país como stock não responderiam às necessidades, caso fosse confirmada a doença na Guiné-Bissau. Acrescentou que o executivo tomou a iniciativa de desembolsar uma soma de 17.444.350 (dezassete milhões e quatrocentos quarenta e quatro mil trezentos cinquenta) Franco CFA.
Assegurou que o governo está ciente das dificuldades do país, mas está a envidar todos os esforços para criar as condições técnicas necessárias que permitam que os técnicos de saúde salvem vidas da população guineense. Exortou a população a não acreditar nas informações que estão a ser veiculadas em como os materiais encomendados estão infetados, visto que alguns cidadãos na região de Bafatá recusaram a colocação de líxivia nos fontanários por causa destas especulações.
“Os guineenses devem encarrar essa situação como um problema e uma doença perigoso, deixando de lado brincadeiras, porque senão o ministério de saúde pública correrá o risco de perder o controlo da situação. Isso não é bom para a Guiné-Bissau”, advertiu a governante.
A Secretária de Estado da gestão Hospitalar, informou que os materiais recebidos são kits de extração, reagentes de laboratório, termoflash, máscaras, luvas, batas entre outras.
Questionado se no lote dos materiais recebidos constam os medicamentos para o tratamento da doença COVID-19, Cornélia Lopes Man, respondeu que encomendaram também alguns medicamentos, mas promete mais detalhes sobre os materiais e medicamentos, se tiver o acesso ao manifesto dos materiais encomendados.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A



















