Covid-19: DEPUTADO HUSSEIN CONFIRMA TER SIDO INFETADO POR COVID-19 E TER CUMPRIDO 40 DIAS DE CONFINAMENTO

O deputado da nação, Hussein Farhat, confirmou esta quarta-feira, 29 de abril de 2020, ter sido infetado por novo Coronavírus (Covid-19) e cumprido 40 dias de confinamento em casa na companhia de seus dois filhos igualmente infetados por vírus Covid-19.

Hussein Farhat falava na entrega de um conjunto géneros alimentícios destino ao Hospital Nacional Simão Mendes ao ministro da Saúde Pública, António Deuna, no âmbito de luta contra o novo Coronavírus que grassa o mundo, e em particular a Guiné-Bissau. O mesmo gesto, já com volume reduzido de produtos, aconteceu em Bafatá, Cumura, Canchungo, Mansoa e Catiό.

O donativo é composto por quinhentos e noventa e cinco quilogramas (595 kg) de carne de vaca, quinhentos quilogramas (500kg) de asas de frango, cinco caixas de ovos, um saco de leite em pó de 25 quilogramas, 40 litros de óleo alimentar, 15 caixas de iogurte, 20 caixas de bolachas Maria e 10 caixas de vinagre. As próximas ofertas serão extensivas aos hospitais de Gabú, Farim, São Domingos, Buba, Ingoré, informou o próprio. Na sua declaração aos jornalistas, o empresário guineense pediu aos guineenses a conjugarem os esforços no combate à pandemia.

“Povo da Guiné essa doença é real. Vivi-a e pude senti-la na flor da minha pela e a dos meus filhos. Para a vossa informação, os doentes assintomáticos são maiores contaminadores e perigosos, porque vivem com a doença sem perceber que estão infetados. Durante 40 dias do meu confinamento aprendi muita coisa”, contou.

Hussein Farhat aconselhou a população a seguir orientações do ministério da Saúde Pública e pediu, em caso de contaminação, que nenhum guineense tenha complexo de afirmar que foi testado positivo de Covid-19.

“Sou deputado da nação, mas não tive nenhum complexo em vir ao público confirmar que fui testado positivo e aceitei confinar-me por um período de 40 dias com os meus filhos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde Pública. Os meus filhos e todos os meus colaboradores diretos ficaram contaminados por mim, mas forneci toda a informação necessária para que as autoridades sanitárias pudessem identificar as pessoas com as quais contatei durante o tempo em que fiquei infetado por covid-19”, explicou à imprensa.

O deputado, eleito na lista do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), revelou que chegou a ter temperatura acima dos 40 graus e ter perdido capacidade de sentir cheiro do seu próprio suor e sabor dos alimentos.

“Lidei com covid-19 com sintomas já graves, mas felizmente não me deparei com problemas respiratórios e na sequência do confinamento de 40 dias perdi 10 quilogramas, porque não tinha apetite. Portanto a doença é real e que ninguém se engane. O meu filho mais velho teve covid-19, mas de forma leve. Três dias de tosse, febre baixa e depois deixou de apresentar sintomas. O de 21 anos não chegou apresentar nada associado à doença durante 40 dias, mas testou positivo”, frisou.

Hussein Farhat apelou, por isso, aos guineenses a prevenirem-se, cumprindo as orientações das autoridades sanitárias, porque “o nosso país é frágil e não está em condições de enfrentar essa doença”, alertou.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *