O Primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabian, e mais quatro membros do governo estão infetados pelo novo coronavírus (que causa a Covid-19), informou uma fonte do Centro de Operações de Emergência em Saúde, que reforçou assim a informação avançada pelo ministro de saúde pública, António Deuna, na noite de terça-feira, 28 de abril, durante uma entrevista na Televisão Pública da Guiné-Bissau (TGB).
Os dados epidemiológicos apresentados esta quarta-feira, 29 de abril, indicam que, nas últimas 24 horas, a Guiné-Bissau registou mais de 131 casos da infeção do novo coronavírus e mais um caso recuperado. No total, são 205 casos positivos registados no país, dos quais, 19 curados e um óbito.
O Democrata apurou que membros do governo infetados pelo coronavírus são o ministro do Interior, Botche Candé, secretária de Estado do Plano e da Integração Regional, Mónica Buaro, e o secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé. A mesma fonte revelou ainda que o ministro da saúde, António Deuna, e a secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Córnelia Lopes Man, foram testados, mas desconhece-se dos resultados dos seus exames.
A secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Mónica Buaro, confirmou ao nosso semanário, por telefone, que fez o exame e testou positivo.
“Posso confirmar-vos que estou infetada pelo vírus do Covid-19, de acordo com o exame que fiz. Até este momento não estou a apresentar sintomas, mas estou infetada e estou em casa a seguir as recomendações médicas. A minha família também fará os exames para saber se está ou não infetada”, assegurou.
Em entrevista por telefone, o Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé, confirmou ao nosso jornal que está infetado por coronavírus. Acrescentou que recebeu a notícia “com normalidade” e que neste momento encontra-se em casa a seguir as orientações do médico.
“Eu sou militar e estou preparado para tudo. Fiz parte de um grupo de membros do governo que foi submetido a teste, portanto eu testei positivo”, notou.
A nossa fonte junto da Comissão informou que os ministros da Economia e do Ambiente e Biodiversidade, respetivamente Victor Mandinga e Viriato Cassamá, testaram negativo como também o Coordenador da Comissão de Operação de Emergência em Saúde, Dinísio Cumba, também foi submetido a teste, mas os exames laboratoriais testaram negativo.
Por: Assana Sambú



















