Dia dos defuntos: FIÉIS CATÓLICOS DEPOSITAM COROAS DE FLORES NOS TÚMULOS DOS SEUS ENTES-QUERIDOS

Os fiéis católicos guineenses depositaram esta segunda-feira, 02 de Novembro de 2020, coroas de flores nos túmulos de seus familiares, amigos e entes-queridos no cemitério de Antula em Bissau. Este ano, a celebração da data pela comunidade católica não teve ambiente diferente.

Uma equipa de repórteres do Jornal O Democrata esteve no cemitério de Antula para reportar a cerimónia que, para muitos, é de reflexão e de honra aos defuntos. O ambiente registado foi de muita tristeza em homenagem aos familiares falecidos.

A diferença registada este ano tem a ver com a situação da pandemia provocada pelo novo coronavírus covid-19 pelo que não foi possível a realização da Santa Missa na capela do cemitério visitado pelo repórter como acontecia nos anos anteriores.

Mas alguns dos fiéis católicos entraram na capela e fizeram as suas orações e outros preferiram fazer as orações nas campas dos seus familiares e entes-queridos.

Outra situação registada tem a ver com o desrespeito das regras ou medidas de prevenção. Notou-se que não há cumprimento do distanciamento social nem tão pouco a lavagem das mãos, e a maioria das pessoas não utilizou máscaras faciais.

Alguns dos entrevistados pelo semanário disseram que o dia dos fiéis defuntos constitui um dia de grande emoção pela perda irreparável dos seus familiares, amigos e entes queridos, realçando a importância de os familiares concentrarem-se no cemitério em para honrar a memoria os falecidos, e rezar pelas almas dos seus familiares, amigos e entes queridos para que tenham o perdão de Deus.

“Deus é maior. Ele quem dá e tira e por mais que acontecer não há força para enfrentar a vontade Deus. Por isso, temos que nos conformar com a esperança de que todos esperam um dia deixar este mundo para” disseram alguns dos fiéis entrevistados pelo O Democrata.

Por: Carolina Djemé

Foto: C.D

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.