MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ADMITE QUE ESTÁ COM “PROBLEMAS AGUDOS”

O Diretor-Geral do Ensino Superior e Investigação Científica, Valentino Infanda, afirmou, esta terça-feira, 17 de novembro de 2020, que o Ministério da Educação Nacionalestá com “problemas agudos”, mas continua a esforçar-se para oferecer “grandes oportunidades” de formação aos jovens.

Infanda falava na cerimónia da celebração do diainternacional dos estudantes, 17 de novembro, organizada pela Plataforma Nacional das Associações Académicas do Ensino Médio eSuperior da Guiné-Bissau, no Palácio do Governo. 

Valentino Infanda, em representação do ministro da Educação Nacional, disse que o ministério pensa reforçar o ensino superior abrindo mais cursos, também pensa regulamentar o setor para que haja mais qualidade.

Para o Coordenador da Comissão Organizadora do dia internacional de Estudantes, Abulai Djaura, o estudante é um bem precioso para o desenvolvimento da sociedade. Djaura propõe a criação de uma universidade pública de qualidade, o aumento do bolo do Orçamento Geral de Estado  para a educação a partir do ano económico 2021 e a separação da secretaria doEstado do Ensino Superior da do Ensino Básico.

O responsável estudantil sublinhou que a educação nunca foi uma prioridade para os sucessivos governos, sublinhando a falta de infraestruturas escolares que resultou no défice de qualidade dos estudantes e dos docentes. 

O Presidente da Plataforma Nacional das Associações Académicas do Ensino Médio e Superior da Guiné-Bissau, Ericson Ocante Ié, disse urgente a implementação do concurso pública para a seleção dos reitores e diretores nas instituições do ensino público e a criação do ministério do ensino superior.

“Isso vai permitir à descentralização das atribuições no setor e consequentemente maior rapidez e eficácia na solução dos problemas do ensino”, defende.

Por: Noemi Nhanguan
Foto: PNA AAEMS-GB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *