Comunicado final: EMBALÓ E NGUESSO REAFIRMAM O REFORÇO DA COOPERAÇÃO POLÍTICO E DIPLOMÁTICO

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló,  e o seu homólogo do Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, reafirmaram a necessidade de os dois países reforçarem as relações multilaterais e a cooperação política e diplomática, como também a coordenação e harmonização de posições no seio das instâncias internacionais. 

Os dois chefes de Estado defenderam esta posição, em comunicado conjunto tornado público esta quarta-feira, 16 de dezembro de 200, no final da visita de trabalho do Presidente Nguesso.

No comunicado distribuído aos órgãos da comunicação social, lê-se que os dois chefes de Estado passaram em revista as questões relacionadas com a promoção da paz, segurança e desenvolvimento sustentável a nível mundial e particularmente no continente africano.

Ainda, de acordo com o comunicado, prometeram consolidar os laços históricos de amizade e de solidariedade, no âmbito da relação privilegiada de cooperação entre a Guiné-Bissau e o Congo Brazzaville, bem como reiteraram o desejo comum de caminhar juntos rumo ao progresso, desenvolvimento e bem-estar dos respetivos povos.

Os dois chefes de Estado realçaram a necessidade de reforçar a cooperação entre os dois países, enaltecendo a importância da cooperação institucional e empresarial que envolve os setores público e privado, como premissa fundamental para o relançamento da cooperação bilateral.   

O Presidente Nguesso que se fez acompanhar de elementos da sua comitiva e por chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, efectuou esta manhã uma visita ao Mausoléu de São José – Amura, onde depositou coroas de flores nos túmulos de Amílcar Cabral e do General – Presidente, João Bernardo Vieira “Nino”, como também rendeu a homenagem aos heróis nacional sepultados naquele local.   

Nguesso visitou igualmente a avenida “Denis Sassou Nguesso” sita no bairro de Bandim (zona sete), ou seja, a partir de “Nhonho” até ao complexo sueco.


Por: Redação

Foto: Gabinete da presidência da república

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *