LGDH DENUNCIA SEQUESTRO E ESPANCAMENTO DE JORNALISTA ALY SILVA

A Liga Guineense dos Direitos humanos (LGDH) denunciou o sequestro e espancamento do Jornalista e Blogger António Aly Silva por pessoas não identificadas.

Na sua página oficial no Facebook, a organização defensora dos direitos humanos informou, hoje, 9 de março de 2021, que o Editor do Blog Ditadura do Consenso, António Aly Silva, foi sequestrado, espancado e abandonado numa das artérias de Bissau e que neste momento o jornalista está a receber tratamento médico numa clínica privada em Bissau. 

Lê-se ainda que a LGDH já contactou as autoridades policiais que afirmaram desconhecer as circunstâncias que rodearam aquele “ato criminoso”. 

A liga lembra que a Guiné-Bissau é um Estado de Direito Democrático onde as liberdades de expressão e de informação constituem a “trave mestra”, sendo que qualquer delito resultante do exercício desse direito fundamental deve ser processado nos termos das leis vigentes no país.

Neste sentido,  a organização condena com firmeza aquele “ato criminoso” e exige das autoridades nacionais a abertura de um inquérito urgente com vista a identificação e tradução à justiça dos autores daquele “ato hediondo”.

Aos cidadãos, a Liga apela para manterem-se firmes e vigilantes contra todos os atos que atentam contra os direitos fundamentais.


Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *