ALFA SEMEDO E MAURO TEIXEIRA ENTRE SETE NOVIDADES NA LISTA DE CONVOCADOS

O selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé, anunciou esta sexta-feira, 12 de março de 2021, que há sete novidades na lista de convocados da seleção nacional para o duplo embate de qualificação para o CAN 2021, frente à Essuatíni e ao Congo, entre os quais Mauro Teixeira, filho do presidente da Federação de Futebol (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.

Alfa Semedo (Reading, Ing), Fali Cande (Portimonse Por), Fernandy Mendy (Raith Rovers), Norterto Betuncal “Beto”, Mauro Teixeira (FC Sion), Aristides Gomes (Sporting CGB) e Fernando Embadje (Portos de Bissau), são as sete novidades que Baciro Candé foi buscar para reforçar o plantel e, consequentemente, salvar a qualificação .

Aristides Gomes e Fernando Embadje, ambos guarda-redes, jogam no campeonato nacional da primeira divisão da Guiné-Bissau.

Na lista destaca-se ainda os regressos de defesas Juary Soares (Creteil Lusitano, Fran) e Edigerson Gomes (Hbkoge, Dinamarca). Em relação ao último jogo da seleção, ficaram fora da convocatória Carlos Apna Embaló, Rui Dabó, Zidane Banjaque e Simão Júnior.

Em declarações à imprensa, após o anúncio oficial da lista dos convocados, na sede da FFGB, no Alto Bandim, em Bissau, Candé, mostrou-se confiante na qualificação dos Djurtus para a maior prova de futebol em África a realizar-se nos Camarões ainda este ano.

“Eu sempre estive confiante, o nosso objetivo,  nomeadamente a equipa técnica e direção da federação, é conseguir apurar-se para o CAN e neste momento focamo-nos seriamente  na luta para conseguir garantir a qualificação”, afirmou Candé.

Segundo explicação de mister dos ‘Djurtus’, a Guiné-Bissau está determinada para garantir os seis pontos determinantes nos dois jogos, uma vez que  um empate ou derrota poderá comprometer a caminhada da turma nacional para próximo CAN.

Em relação às novidades na lista da convocatória, nomeadamente Alfa Semedo e Norterto Betuncal “Beto”, o selecionador nacional diz que são dois atletas que vão aumentar mais a qualidade da equipa para os dois jogos.

Salienta-se que nos dois últimos jogos de qualificação frente ao Senegal, no mês de novembro do ano passado, Semedo tinha sido convocado pelo selecionador nacional, mas não compareceu à concentração da seleção, em Portugal,  por razões burocráticas.

“Posso garantir que desta vez está confirmada a presença de Alfa Semedo. Falhou dois jogos com Senegal por questão profissional, porque na altura estava a resolver a sua transferência para o seu novo clube”, garantiu Candé.

Numa entrevista concedida ao Jornal O Democrata, 24 horas antes da divulgação da lista da convocatória, o antigo jogador da Academia Fidjus di Bideras em Bissau, Alfa Semedo transmitiu a sua disponibilidade de jogar pela seleção nacional.

Após a conclusão da quarta jornada em novembro de 2020 do Grupo I da fase de qualificação para o CAN, o Congo soma 7 pontos e ocupa o segundo lugar da tabela da classificação, à frente da Guiné-Bissau que soma 3 pontos. O Senegal tem 12 pontos, com apuramento garantido e Essuatíni tem apenas 1 ponto.

Segundo apurou O Democrata, para os dois embates a serem realizados entre os dias  26 e 30 do mês em curso, a seleção nacional vai concentrar-se no Senegal, a partir de 19 de março.

A lista de 26 convocados:

Guarda-redes: Jonas Mendes, Marco Djoco, Aristides Gomes e Fernando Embadje;

Defesas: Nanu, Marcelo, Edigerson, Fermady Mendy, Fali Candé, Ladislau, Juary e Rudimilson;

Médios: Pelé, Alfa Semedo, Bura, Morreto Cassamá, João Jaquité e Opa Sangrate;

Avançados: Mama Baldé, Piquete, Íntima, João Mário, Mauro Teixeira, Beto, Alexandre Mendy e Joseph Mendy.


Por: Alison Cabral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *